quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A busca pelo corpo ideal no verão começa no inverno

Da redação

Ainda é possível sentir o frio latente do inverno, mas há quatro meses para a chegada da estação mais quente do ano, ou seja, o verão, já é  necessário se pensar em formas de se delinear o corpo, com saúde e bem-estar. Para estar em forma para o verão, é preciso colocar em prática mudanças de hábitos o quanto antes.

Reeducação alimentar e prática de exercícios físicos são essenciais para emagrecer | Foto: Marcos Santos/Usp Imagens 
O cirurgião bariátrico e diretor do Instituto Mineiro de Obesidade (IMO), Leonardo Salles, aponta que a mudança de estilo de vida baseada na reeducação alimentar, estabelecimento da prática de exercícios físicos e o acompanhamento psicoterápico são decisivos para a perda de peso.

Estudos científicos publicado pela revista americana Trends in Endocrinology Metabolism, ao contrário do que a maioria da população acredita, informa que o inverno se mostra como um período bastante favorável para a perda de peso saudável e sem sacrifícios.

Naturalmente, tanto no inverno quanto no verão, o corpo humano mantém uma temperatura constante, que gira em torno de 37°C. No entanto, especialistas da área indicam que as baixas temperaturas do inverno são altamente favoráveis para se adquirir um corpo esbelto, pois o corpo para se manter aquecido, aumenta o gasto calórico em até 10% e esta condição, junto a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, tornam o processo de emagrecimento menos complexo e mais célere.


No tempo frio, o organismo humano trabalha de forma mais intensa na produção de calor e o metabolismo acelera para conservar a temperatura interna do corpo. Por este motivo, os habitantes de países com invernos mais severos têm maior dificuldade de engordar.

Muitas pessoas acreditam que o inverno favorece o ganho de calorias, pois creem que durante essa estação, o nosso metabolismo fica mais lento e o corpo procura armazenar mais gordura para se aquecer. O que não condiz com a realidade e ainda revela outro forte implicante no ganho de peso ao longo do inverno, a questão psicológica.  Com isso, a queda na produção de serotonina e a intensificação de sentimentos ligados à tristeza, desânimo ou mesmo a depressão, acabam levando muitas pessoas a comerem descontroladamente e engordarem de forma inconsciente durante o período frio.

Salles aponta que o ideal é que as pessoas adotem a reeducação alimentar e metabólica durante o inverno para se chegar ao verão com o corpo delineado. Ele afirma que a reeducação não se baseia em uma dieta para o simples emagrecimento, mas se traduz como um tratamento médico que requer cuidados profissionais e acompanhamento médico. Ao longo da reeducação, as pessoas aprendem a adaptar o seu organismo e percam gordura naturalmente, e após atingirem o peso ideal, não voltem a engordar.

O cirurgião também explica que, para casos mais extremos de excesso de peso é indicado a aplicação de métodos mais incisivos como o Balão Intragástrico (técnica endoscópica que não modifica o organismo). “Uma coisa é tratar o peso, outra completamente diferente é tratar a sua causa, para isso não basta emagrecer, precisamos tratar o que motivo da ganha de peso. Independentemente de qual tratamento for realizado para a perda de peso, o fundamental é tratar a base do problema com o acompanhamento de profissionais como psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e endocrinologistas”, explica Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...