quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Pesquisa da UFABC indica benefícios da yoga

Da Redação

A prática da yoga pode contribuir para prevenir o declínio de funções cognitivas na maturidade, como a atenção e a memória. Essa é a conclusão de uma pesquisa científica da área de neurociência e cognição, realizada por meio da colaboração internacional de pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Universidade de São Paulo (USP), da Harvard University (USA) e do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, publicada em agosto. 

Estudo foi feito em parceria com a USP, a Harvard University e o Instituto do Cérebro | Foto: Reprodução
Na pesquisa, foram avaliadas e comparadas as condições cerebrais de 42 idosas, portadoras de idade, escolaridade e condicionamento físico semelhantes. Metade praticava a modalidade ‘hatha yoga’ há oito anos, no mínimo; a outra metade não era adepta de yoga. O objetivo desse estudo foi analisar a espessura do córtex pré-frontal esquerdo do cérebro das participantes, em virtude da relação direta entre as dimensões corticais e a qualidade das funções cognitivas.

Ao verificar exames de ressonância magnética das voluntárias, os pesquisadores descobriram que as praticantes de yoga apresentavam maior espessura em regiões cerebrais associadas à atenção e à memória, em comparação às que não praticavam. Parte-se do princípio de que, por ser uma atividade física e mental que demanda atenção, concentração e memória de trabalho instantânea, a hatha yoga pode estar potencialmente envolvida em mudanças positivas na estrutura e no funcionamento do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à consciência, atenção, funções executivas e memória. 

De acordo com o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada da UFABC, João Ricardo Sato, os “resultados são extremamente promissores, sugerindo o investimento em estudos longitudinais de maior porte. A prática de yoga e mindfulness tem atraído o interesse de muitos neurocientistas, uma vez que estudos comportamentais sugerem diversos benefícios como redução de ansiedade”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...