quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Prática de kung fu traz diversos benefícios

Por Vitor Lima

Equilíbrio, autoconfiança, qualidade de vida e longevidade. Esses são apenas alguns dos benefícios que os praticantes do kung fu garantem que a arte marcial lhes proporcionou. A história do kung fu é milenar e, portanto, difícil de ser contada. Existem várias versões sobre sua origem, mas, em geral, os registros históricos dão conta que a arte existe há mais de 2 mil anos e foi criada por monges chineses e indianos que, a princípio, criaram a técnica para se defenderem de animais. 

Luiz é ex-atleta e o proprietário do local | Foto: Hugo Silva

Atualmente, a prática é vista por muitos como apenas um esporte. Porém, adeptos do kung fu ressaltam que a prática da arte marcial envolve diversos outros conceitos e princípios de vida. 

Um dos principais símbolos da cultura chinesa, a arte resistiu aos anos e encantou os olhos do piauiense Luiz Leonardo de Sousa. Ainda na adolescência, Sousa tentou começar a praticar a modalidade, mas, como em sua região não havia locais especializados na arte, o piauiense começou a treinar karatê. Aos 18 anos, quando mudou-se para São Paulo, Sousa iniciou a prática do kung fu tradicional. Ele aperfeiçoou-se na arte e virou atleta. Durante sua trajetória, o piauiense acumulou diversas conquistas em campeonatos realizados na China. Entre elas, destaca-se o título de campeão mundial da modalidade. 

Foto: Hugo Silva
Hoje, aos 43 anos, o ex-atleta comanda a academia Li Fei Lin, no Parque das Nações, em Santo André. “(A academia) foi fundada com o propósito de transmitir o verdadeiro kung fu tradicional, ou seja, transmitir de forma correta, com respeito e responsabilidade sem distinção de raça, cor, religião ou sexo. Nós acreditamos no que ensinamos”, sintetiza o proprietário do local.

A academia foi criada em 2002 e está no atual endereço desde 2009. Além do kung fu, o local – que é filiado junto a Federação Paulista de Kung Fu e a Confederação Brasileira de Kung Fu (CBKW) – oferece aulas de tai chi chuan, de dança circular e arte terapia (esta última modalidade voltada para idosos). Os alunos, além de participar de eventos nacionais e internacionais, podem receber aulas de reforço escolar, de língua chinesa e têm a possibilidade de fazer parte de programas de intercâmbio e turismo para a China. Constantemente, a academia também sedia palestras sobre saúde. 


Foto: Hugo Silva
O nome do local, aliás, é uma homenagem ao mestre de Sousa. “Nos meus treinamentos na China, na casa do meu mestre Li Fei Lin, ele sempre me transmite o que tem de melhor, não somente o marcial, mas principalmente o respeito pela vida e pelo próximo, e é dessa forma que transmitimos para todos os nossos alunos”, conta. 

Pan-Americano da modalidade

Entre 6 e 14 de setembro, ocorreu em São José, na Costa Rica, o campeonato Pan-Americano de Kung Fu Tradicional. Três atletas da academia representaram o Brasil na competição. O trio formado por Cynthia Sayuri, Nicoli Souza e Fátima Diniz regressou a Santo André com cinco medalhas na bagagem – duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. 

Sousa comemora o resultado, mas faz questão de ressaltar os benefícios da modalidade. “O kung fu, é uma arte marcial completa, que além de proporcionar para o praticante corpo e mente saudável e forte, o prepara para a vida”, conclui. 

A academia Li Fei Lin fica na Rua Oratório, 1429, Parque das Nações, em Santo André. Tel.: 3439-9333 | Site: www.lifeilin.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...