segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Livro apresenta a literatura brasileira não ensinada na escola

Da Redação

Nossa cultura tem um universo muito rico a ser explorado: os bastidores da produção literária. Há histórias incríveis sobre a vida dos escritores, os cenários e os contextos em que obras fundamentais e de referência foram criadas. E é com intuito de reunir e consolidar essas informações instigantes, que o jornalista Marcel Verrumo escreveu o livro "História Bizarra da Literatura Brasileira" (Editora Planeta do Brasil). 

Foto: Divulgação
Por meio de uma extensa pesquisa (livros, filmes, ensaios, documentos oficiais, jornais, revistas, trabalhos acadêmicos e entrevistas), Marcel apresenta a literatura brasileira de uma forma diferente e curiosa, revelando um lado não contado nas escolas. Assim, ele traz à tona mistérios, fatos engraçados, emocionantes e inusitados envolvendo nossos livros e autores. 

Dos cronistas do descobrimento aos autores contemporâneos, os escritores brasileiros são apresentados a partir de uma perspectiva incomum, tirando-os de um pedestal e do posto de intocáveis e tornando-os mais humanos com suas aventuras e desventuras.

O auto, Marcel Verrumo | Foto: Divulgação 

Por exemplo, você sabia que a carta de Pero Vaz de Caminha - o texto inaugural da literatura brasileira - foi escrita para livrar um ladrão do exílio? Sabia que um dos nossos poetas fez uma promessa à Virgem Maria para conseguir continuar virgem (José de Anchieta)? E que o casal retratado em um poema, que é referência na literatura, acabou unindo-se postumamente, sendo enterrado junto (Poema Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga)? 

Ao todo, 50 curtos capítulos traçam a trajetória da Literatura nacional de uma forma criativa e entusiasmada. Também são apresentadas particularidades que poucas pessoas conhecem, como os primeiros livros nacionais de ficção científica e as primeiras obras literárias eróticas escritas no país. E, a fim de instigar a leitura, o autor ainda sugere boas indicações e referências de outros livros e autores para que o leitor se aprofunde no escritor de seu interesse.  


Sobre o autor

Marcel Verrumo é jornalista, professor universitário e pesquisador acadêmico, tendo se especializado nas áreas de Literatura e Arquitetura. Já publicou em revistas como SUPERINTERESSANTE, Aventuras na História, Mundo Estranho, Arquitetura & Construção, dentre outras. Em 2016, venceu o Prêmio Abril de Jornalismo com uma reportagem em HQ sobre o escritor-escravo Baquaqua. Mestre em Comunicação pela Unesp, desde 2007 realiza pesquisas sobre repórteres-cronistas que transitam entre o jornalismo e a literatura. Atuou como Professor convidado de Pós-graduação na FAAP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...