quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Medicina e espiritualidade é tema de simpósio no ABC

O Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), por meio da disciplina de Ginecologia, organiza em 26 de outubro a primeira edição do ‘Simpósio de Medicina, Saúde e Espiritualidade’. O evento das 17h às 20h terá lugar no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da FMABC (Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral - Santo André), com inscrições gratuitas pelo site www.ginecologiafmabc.org.


A abertura das atividades estará sob responsabilidade do professor titular de Ginecologia, Dr. César Eduardo Fernandes, e da docente da cadeira, Dra. Elizabeth Jehá Nasser. Em seguida, Dr. Álvaro Avezum comandará palestra sobre ‘Espiritualidade e Saúde Cardiovascular’. Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo (USP), o convidado foi considerado pela consultoria Thomson Reuters (2015) como um dos quatro cientistas brasileiros com produção acadêmica de maior impacto no mundo em uma lista de 3.215 pesquisadores. O cardiologista já publicou 199 artigos em periódicos especializados indexados no PubMed – incluindo periódicos de alto impacto científico, com 26.439 citações. Atualmente é Diretor Técnico de Saúde II, da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

A partir das 18h15, os trabalhos serão coordenados pela Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, que abordará o tema ‘Medicina e Espiritualidade’. Médica formada pela USP, com residência médica em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, a convidada atua na área de cuidados paliativos desde 1998, com especializações pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É autora do livro ‘A morte é um dia que vale a pena viver’, sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos, e docente na The School of Life, onde ministra as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...