quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Treinamento físico compreende as melhores tendências do mundo fitness

Por Guilherme Aguilla*

O Treinamento Físico Integrado (TFI) é uma proposta de treinamento físico altamente sofisticada, que compreende as melhores tendências do “fitness” mundial, na qual as sessões são pautadas em conceitos de integração de cadeias de movimento, para a melhor utilização possível do corpo humano na maior gama de atividades corporais possível, de maneira equilibrada, preventiva e inteligente. 

Para compreender o conceito é necessário entender que a anatomia convencional aplicada nos conceitos de treinamento tradicionais prevê apenas a ação muscular nos exercícios, mas é escassa para compreender a ação muscular nos movimentos tridimensionais (em diferentes planos e eixos, bem como, diferentes combinações em relação ao meio físico). Porém, são por meio destes (movimentos tridimensionais) que nos relacionamos com o meio e exercemos atividades esportivas, para tanto, se faz necessário um aprofundado conhecimento da anatomia funcional, a qual compreende o corpo de forma integrada nos três planos de movimento.

Foto: Reprodução
Para que seja possível o maior aproveitamento dos movimentos corporais nas sessões e no dia-a-dia, nos primeiros contatos do aluno com o TFI se faz necessário um trabalho de Organização Funcional, para maior ativação da musculatura profunda e estabilizadora de três das mais importantes regiões estabilizadoras para o movimento, são elas: o pé, região lombo pélvica (CORE) e o ombro. Bem como uma boa mobilidade em três das regiões que precisam possibilitar maior amplitude em nossos movimentos: o tornozelo, quadril e coluna torácica. 

Desta maneira, sob uma diferente ótica a cerca do movimento humano, nas sessões, os alunos aprendem à desacelerar, acelerar e trabalhar a tridimensionalidade de seus movimentos, desta maneira é possível conquistar o controle neuromuscular necessário para uma melhor organização corporal, aprimoramento de padrões de movimentos funcionais, melhora no posicionamento articular, melhora na performance física para a atividade pretendida e para o dia-a-dia, prevenindo lesões, reduzindo dores crônicas oriundas de lesões, má postura e má organização dos movimento corporais, além é claro, de promover o aprimoramento do condicionamento físico, força e composição corporal.

*Guilherme Aguilla é preparador físico e  diretor do Sphera Centro de Movimento , em Santo André. Atua há 11 anos na área , é pós-graduado em Educação Física, e possui diversas certificações sobre treinamento físico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...