A ADT, empresa de monitoramento de alarme no Brasil, listou algumas precauções que devem ser tomadas ao escolher uma agência de turismo. Confira a lista abaixo e saiba como evitar transtornos e garantir a tranquilidade nos dias de folga.
Solicite por escrito tudo que está sendo contratado na viagem | Foto: reprodução |
2 - Cadastur: seja transporte interestadual ou internacional, rota própria ou terceirizada, a agência e a transportadora devem ter registros no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do
Ministério do Turismo. Verifique, também, se a agência é associada à Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).
3 - Contrato: solicite por escrito tudo o que está sendo contratado (hospedagem, companhia aérea, hotel, etc.).
4 - Confirmação de reserva: o consumidor deve solicitar com antecedência o documento de confirmação de reserva do hotel, o recibo da fatura de hospedagem, a marcação de assentos e o roteiro da viagem.
5 - Opções de passeios turísticos: muitas agências oferecem passeios turísticos, sem avisar ao consumidor que o serviço é cobrado à parte. Atente-se a isso.
6 - Promoções: promoções com valores estonteantes devem ser estudadas e avaliadas com cautela.
7 - Cancelamento: em caso de cancelamento do serviço por parte da agência sem a autorização do cliente, é recomendável acionar o Procon, órgão de defesa do consumidor do seu estado. Se o consumidor desistir da viagem, é preciso comunicar à agência de turismo ou operadora por escrito, estando sujeito ao pagamento de multa prevista em contrato.
8 - Desastres climáticos: caso o consumidor tenha comprado uma viagem para locais que estejam passando por situações de emergência comprovada, como furacões e enchentes, é possível optar pela troca do pacote para outra data e local, sem custos adicionais, ou o cancelamento do contrato.
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