sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Fisioterapeuta ensina como começar atividades físicas e evitar lesões

Da redação

Nos últimos cinco anos, a prática de atividades físicas no Brasil cresceu 12% e quase 34% dos brasileiros já praticam algum tipo de exercício regularmente. Porém, para iniciar uma atividade física é preciso alguns cuidados e medidas preventivas.

O alongamento deve ser feito para manter uma boa saúde muscular | Foto: Freepik
Segundo a especialista Aline Caniçais, fisioterapeuta do Departamento de Aperfeiçoamento e Apoio Técnico da Ibramed, antes de começar qualquer atividade é recomendado procurar um profissional especializado para avaliar suas condições físicas. Para Aline, mesmo que a atividade seja casual, é necessário analisar a situação cardiorrespiratória e o preparo físico para entender como minimizar possíveis riscos com atitudes preventivas e equilíbrios musculares.

Para quem pretende começar a praticar uma atividade física, a fisioterapeuta listou algumas dicas; saiba como obter resultados satisfatórios e evitar as lesões ao iniciar uma atividade.

1. Estabeleça metas 
Para ter ânimo e não desistir no meio do caminho, o novo atleta precisa definir quais são seus objetivos, as atividades físicas ou atitudes que irá escolher, seja emagrecer, melhorar o condicionamento físico, definir os músculos ou até evitar o estresse. Além disso, uma dica importante é começar devagar. Inicie caminhando e não correndo, por exemplo. Se escolher a musculação, comece pegando pouco peso para se acostumar gradativamente.

2. Não esqueça o alongamento
No intervalo das atividades físicas, o alongamento deve ser feito para manter uma boa saúde muscular, além de evitar problemas ortopédicos e dores musculares por conta de encurtamento.

3. Use a tecnologia a seu favor
Para quem está começando, uma dica é recorrer às tecnologias da fisioterapia. Já existem tratamentos que preparam os músculos para as atividades e potencializam os resultados. A Corrente Aussie, por exemplo, aplicada através de eletrodos na pele e que gera contração muscular, utiliza a estimulação sensitiva e motora, sendo indicada principalmente para o fortalecimento muscular.

"A Corrente Aussie é um importante aliado para quem vai iniciar uma atividade física, como academia, corrida ou crossfit, já que ajuda a evitar lesões usando metodologias específicas de ativação muscular", comenta.

4. Cuide da sua alimentação
A principal aliada dos exercícios físicos é a alimentação saudável. Procure um profissional da nutrição que lhe indicará uma dieta adequada para chegar ao seu objetivo, sem que haja excesso ou carência de nutrientes. A boa alimentação irá contribuir também para a sua imunidade, que ajudará a prevenir gripes e resfriados que podem atrapalhar o começo dos seus treinos.

5. Combine atividades
A especialista explica que uma boa dica é para potencializar seus treinos é combinar atividades como, por exemplo, praticar HIIT – treino de alta intensidade e curta duração e realizar sessões de tratamentos estéticos, se possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...