quarta-feira, 14 de março de 2018

Alguns hábitos podem influenciar no desenvolvimento do glaucoma

Da redação

O glaucoma é uma das principais causas de perda de visão em todo o mundo, e afeta quase 60 milhões de pessoas. De acordo com o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO) há tratamento para retardar a progressão da doença, mas não há cura.

Pessoas com histórico familiar de glaucoma devem fazer exames oftalmológicos regulares | Foto: reprodução
“Anteriormente, se pensava que o estilo de vida não desempenhasse um papel tão relevante na prevenção do glaucoma, mas vários estudos recentes mostram que os fatores de estilo de vida podem influenciar a pressão ocular, que é um importante fator de risco para a doença”, comenta Centurion.

Com isso, o ideal é discutir com o oftalmologista quais as mudanças específicas que podem ser apropriadas para cada caso. A Academia Americana de Oftalmologia listou hábitos que podem ajudar a minimizar o risco de perda de visão provocada pelo glaucoma. Confira:


1- Exercite-se regularmente
Um estudo recente mostrou que as pessoas que praticam atividade física, de forma moderada a vigorosa, parecem ter um risco 73% menor de desenvolver glaucoma, conforme explica a oftalmologista do IMO,  Márcia Lucia Marques. “Isso ocorre porque o fluxo sanguíneo e a pressão dentro do olho podem mudar com o exercício, o que pode afetar o risco de glaucoma”.

2- Adote uma dieta rica em frutas e vegetais, especialmente folhas verdes
As pessoas que comem mais vegetais com folhas verdes têm cerca de 20% a 30% menos risco de desenvolver glaucoma, “porque os nitratos presentes nos vegetais verdes podem ser convertidos em óxido nítrico, o que pode melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar a regular a pressão dentro do olho”, afirma Márcia.

3- Beba café com moderação 
Um pouco de café é bom, mas evite excessos. “Um estudo descobriu que beber cinco ou mais xícaras de café aumentou o risco de desenvolver glaucoma. Como o chá pode ajudar? Os antioxidantes e os flavonoides contidos no chá podem melhorar a capacidade do corpo de evitar os efeitos nocivos dos radicais livres”, diz a oftalmologista.

4- Considere tomar suplemento de magnésio
Incluir magnésio na dieta pode ser benéfico para pacientes com glaucoma, pois o magnésio melhora a circulação e parece ter um efeito benéfico na visão dos pacientes com glaucoma.

5- Escove os dentes, use fio dental e visite o dentista regularmente A perda dentária pode estar ligada ao aumento do risco de glaucoma. “Isso ocorre porque a doença periodontal pode desencadear uma resposta inflamatória que pode contribuir para o desenvolvimento do glaucoma”, comenta Márcia.

6- Não fume 
Estudos indicam que fumar aumenta o risco de glaucoma e tem um impacto negativo global sobre a saúde ocular.

7- Mantenha um peso corporal saudável
Pessoas com maior Índice de Massa Corporal (IMC) estão em maior risco de diabetes e o diabetes coloca as pessoas em risco de desenvolver glaucoma.

8- Evite posturas invertidas em ioga
Estudos mostram que as posições de cabeça para baixo podem aumentar a pressão dos olhos e não são recomendadas para pacientes com glaucoma. Há muitos exercícios de ioga que não têm esse efeito.

9- Evite gravatasPesquisadores dizem que as  gravatas muito apertadas podem aumentar o risco de glaucoma, aumentando a pressão arterial dentro dos olhos.

10- Faça exames oftalmológicos regulares, especialmente se você tiver um histórico familiar de glaucoma
Há genes específicos que aumentam o risco de glaucoma. “As pessoas com maior risco de glaucoma  são pessoas de ascendência africana, pessoas com diabetes e pessoas com antecedentes familiares de glaucoma. Você também apresenta  um risco maior se tem um pai ou irmão/ irmã com glaucoma”, finaliza a médica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...