quinta-feira, 8 de março de 2018

Para cada homem com depressão, duas mulheres sofrem com a doença

Da redação

Atualmente, 400 milhões de pessoas vivem com depressão no planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo a OMS, para cada homem com depressão, duas mulheres sofrem com a doença. A psicóloga e hipnóloga, Miriam Farias, diz que as mulheres também são as que mais procuram ajuda profissional. A explicação pode estar na sociedade, que permite a elas expressarem melhor os  sentimentos.

Psicóloga Miriam ressalta que é importante diferenciar tristeza de depressão | Foto: divulgação 
"A maior procura por tratamento psicológico com hipnose são pessoas do sexo feminino. A mulher consegue e tem mais facilidade de identificar e expressar as emoções e o que sente do que os homens. Até por uma questão cultural foi ensinado, permitido e estimulado a mulher desde a infância expressar e demonstrar os sentimentos... por isso, ela quando adulta tem mais facilidade de identificar e expressar os afetos ou desafetos. Então, quando ela está sofrendo, principalmente de depressão, consegue procurar ajuda", explica a psicóloga.

Para afastar o problema, Miriam lista dez  atitudes que ajudam no processo de cura:

1- Procure ajuda de um psicólogo que faça hipnose;
2 - Mesmo que seja difícil procurar cuidar da aparência;
3 - Pratique atividade física;
4 - Pratique auto hipnose, meditação ou yoga;
5 – Fique perto de pessoas que o coloquem para cima, pessoas alegres, a felicidade é contagiante;
6 - Resgate atividades que antes da depressão era fonte de prazer;
7 - Aumente as possibilidades de relacionamentos;
8 - Evite ficar isolada, mesmo que faça um esforço;
9 - Busque um novo aprendizado, pois isso estimula o cérebro e pode motivar;
10-Construa na sua mente pensamentos saudáveis, que você pode, é capaz e tem capacidade de superação.

De acordo com a psicóloga,  é importante saber diferenciar uma tristeza comum de um quadro depressivo, visto que a tristeza, assim como as demais emoções – medo, ansiedade, raiva, entre outras – fazem parte da vida; enquanto a depressão é a alta intensidade por tempo prolongado desses sentimentos ruins, sendo necessária, portanto, a ajuda profissional de um profissional.

"A depressão é um transtorno que causa sofrimento tanto físico, quanto mental e emocional, gerando também um afastamento ou isolamento social. Na depressão, a pessoa perde a capacidade de experimentar o prazer, há um desânimo constante que compromete as atividades e tarefas diárias. O indivíduo não tem vontade de fazer nada, acorda sempre cansado, o sono fica ruim e não é recuperador", ressalta a especialista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...