terça-feira, 8 de maio de 2018

Psiquiatra explica a diferença entre maternidade e maternagem

Da redação

A semana do Dia das Mães é uma data muito oportuna para falarmos da importância da “maternagem” na prevenção de transtornos cerebrais psiquiátricos. Ser mãe é muito mais do que simplesmente dar à luz e exercer a maternidade, mas infelizmente nem todas as mães quando dão à luz estão emocionalmente bem para exercer aquilo que cientificamente foi denominado de "maternagem".


A estabilidade emocional da mãe reflete na criança | Foto: Shutterstock

Assim como na natureza animal, a estabilidade da mãe na gestação, amamentação e nos primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para a estabilidade emocional da criança quando se tornar adulta. "Muitas mães não são alertadas que estarem estressadas, deprimidas, irritadas, frias e insensíveis no período do pós-parto e nos anos iniciais de criação da prole pode afetar seus filhos profundamente", alerta o psiquiatra.

Por isso, que o afeto e o carinho é fundamental na primeira infância e os reflexos são visto na vida adulta, tanto no aspecto positivo quanto no negativo. E as mães que não se sentem bem emocionalmente, após a gestação precisam ser acolhidas e auxiliadas. "Nenhuma mãe é biologicamente agressiva com a prole sem estar doente. Elas precisam de ajuda", finaliza Tavares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...