quinta-feira, 7 de junho de 2018

Chupeta, dedo e mamadeira: fonoaudióloga relata os hábitos de sucção na infância

Da redação

Quando o assunto é criação de filhos é bastante comum o surgimento de opiniões e julgamentos. O “pode”, “não pode” geralmente gera conflito de ideias e distorções sobre o certo e o errado. A fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial da Clínica CEFAC, Rosana Cristina Boni, explica que a sucção é um reflexo inato no processo de alimentação do bebê, desencadeado pelo contato dos lábios com o mamilo. Ela ressalta que os hábitos nocivos de sucção mais comuns e que merecem atenção são a chupeta e o dedo.

Hábitos de sucção como a chupeta, por exemplo, devem ser retirados até os três anos de idade | Foto: Freepik
“Mamar no peito faz a criança exercitar mais sua musculatura facial, pela necessidade de sugar intensamente, levando a uma exaustão da sucção e uma sensação de satisfação e bem-estar. Existem estudos que, inclusive, relatam que crianças amamentadas naturalmente apresentam menor probabilidade de desenvolver hábitos de sucção não nutritivos, como a chupeta e o dedo”, explica Rosana.

Mas a pergunta que não quer calar é: o que acontece se o bebê for alimentado através de mamadeira? “Quando a criança suga na mamadeira os movimentos são diferentes do peito, nesse caso, não trabalhará a musculatura facial adequadamente, fazendo com que ela não satisfaça sua necessidade de sucção até a exaustão e não alcance a sensação de bem-estar”, esclarece a fonoaudióloga. Mas a especialista frisa que apesar de ser importante insistir no processo de amamentação natural, há problema de natureza física ou outro qualquer, que podem impedir a amamentação.

Rosana conta que os hábitos nocivos de sucção mais comuns e que merecem atenção são a chupeta e o dedo. Por isso, a especialista lembra que na fase de pleno desenvolvimento da criança, oferecer a chupeta constantemente pode provocar alterações na arcada dentária e até mesmo no formato do rosto, então, o ideal é retirar os hábitos de sucção até os três anos de idade, para evitar problemas.

A fonoaudióloga orienta ainda oferecer a chupeta, com formato, tamanho e bico corretos, nos casos em que a criança acaba de mamar no peito, mas continua sugando lábios ou língua. Assim a criança poderá satisfazer a necessidade de sugar, evitando que ela pegue o dedo posteriormente, por exemplo.

Já as crianças com hábitos de sucção não nutritivos ou de mamadeira podem contar com as sessões de fonoterapia para retirá-los, garantindo assim a preservação do desenvolvimento do sistema estomatognático, que envolve, dentes, lábios, língua, bochechas, bem como funções de mastigação e deglutição, entre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...