segunda-feira, 18 de junho de 2018

Projeto Sempre um Papo recebe Eliane Brum no Sesc Santo André

Da Redação

O Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem a jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum para uma conversa sobre ”Reportagem na Amazônia.” Eliane viaja para a floresta para contar histórias reais há 20 anos. Desde 2011, documenta a vida de famílias ribeirinhas do Xingu expulsas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. No evento, ela também falará sobre seus livros “Meus desacontecimentos” e “O Olho da Rua” reeditados em 2017 pela Arquipélago. O evento será no dia 20 de Junho, quarta-feira, 20h, com entrada gratuita, no Sesc Santo André.

Foto: Divulgação 
Em “Meus Desacontecimentos – A História da Minha Vida com as Palavras”, Eliane revela como criou um corpo de letras para dar conta do enorme desafio de construir uma existência com significado. Em cada página, personagens fantasticamente reais incorporam-se. A irmã morta, que era a mais viva entre todos. A avó, comedida em tudo, menos na imaginação. A família que precisou de uma perna fantasma para andar no novo mundo. As tias que viravam flores para não murchar. No livro, a menina que flertava com a morte conta como foi salva pela palavra escrita.

O livro “O Olho da Rua – Uma Repórter em Busca da Literatura da Vida Real” faz uma travessia pelo país conduzida pelo olhar de repórter de Eliane Brum. Ela, que se apresenta como “escutadeira”, nos carrega por vários Brasis em dez grandes reportagens feitas na primeira década do século 21. Cada uma delas é contada também pelos grandes fotógrafos que a acompanharam. Em cada uma, Eliane revela a história dentro da história, ao narrar os bastidores a partir dos dilemas, das descobertas e também das dores a que se lança um repórter disposto a se interrogar sobre sua própria jornada.

Eliane Brum é escritora, jornalista e documentarista. Como repórter, ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. Publicou diversos livros incluindo “Uma Duas”, “A Menina Quebrada”. Gaúcha de Ijuí, nasceu em 1966. Trabalhou 11 anos no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e dez na revista Época, em São Paulo, como repórter especial. É colunista do portal do jornal El País e vive em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...