quinta-feira, 5 de julho de 2018

A importância da leitura dos rótulos dos alimentos

Da redação

Um estilo de vida saudável e equilibrado requer, além de uma boa alimentação e a prática constante de exercícios físicos, a inclusão e manutenção de bons hábitos. A leitura dos rótulos dos alimentos é um deles, já que o mesmo é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo, de acordo com a analista de qualidade e responsável pela parte regulatória da Verde Campo, Marília Costa e Silva.

O primeiro ingrediente mencionado é aquele presente em maior quantidade no produto | Foto: Marcos Santos/Usp Imagens 
Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas, desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.

Dessa maneira, quando se fala em produtos enriquecidos com proteína, como é o caso de alguns iogurtes e shakes, é essencial saber ler o rótulo para identificar a qualidade dos ingredientes usados. Confira abaixo as principais dicas quanto à leitura de rótulos:

Quantidade dos nutrientes
O ideal é sempre verificar as quantidades de todos os nutrientes descritos na informação nutricional e não somente o total de calorias apontado no rótulo. Na informação nutricional, é possível verificar o teor do nutriente em quantidade absoluta e em seu porcentual de valor diário (descrito no rótulo como %VD). Dessa maneira, quanto menor o porcentual, mais baixa é a quantidade do nutriente presente no produto.

Lista de ingredientes
Saber ler a lista de ingredientes é de grande importância para optar por alimentos mais saudáveis. Ela é elaborada em ordem decrescente de composição, ou seja, o primeiro ingrediente mencionado é aquele presente em maior quantidade no produto. "Ao final da lista aparecem os aditivos – componentes para modificar aspectos físicos, químicos ou microbiológicos do produto - os quais são citados seguindo a mesma regra", afirma Marília.

Quanto mais natural, melhor
Outra funcionalidade da leitura de rótulos é entender quais ingredientes estamos consumindo, ou seja, quanto mais ingredientes naturais identificarmos, melhor é o produto. Um exemplo é o caso dos adoçantes, em que ao ler os rótulos constatamos se o uso é de adoçantes naturais ou artificiais.

Valores diários
Valores diários indicam a porcentagem presente de cada nutriente no alimento, calculado considerando uma dieta de 2 mil calorias, que seria a quantidade recomendada para um adulto saudável.

Cuidados com o excesso
Alguns nutrientes podem influenciar negativamente na alimentação, como é o caso do sódio - o ideal é que ele seja consumido com moderação. A informação nutricional nos ajuda a entender a quantidade consumida de determinado nutriente.

Diet/Light
Os produtos Light e Diet ainda causam confusão na cabeça do consumidor e são largamente utilizadas para consumo em dietas específicas. Os produtos light apresentam teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já o diet tem em sua composição a ausência total de determinado ingrediente, como o açúcar, por isso pode ser consumido por diabéticos.

Alimentos especiais
Conhecer a composição daquilo que comemos é ainda mais importante para quem tem algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. De acordo com Marília, no caso de intolerantes à lactose, por exemplo, é fundamental verificar a denominação de venda do produto, que é o seu nome legal e traz a informação de que o produto pode ser consumido por um público específico.

Legislação
A legislação referente ao rótulo dos alimentos está passando por mudanças no Brasil. No entanto, algumas questões que envolvem produtos destinados a públicos específicos, como é o caso dos intolerantes à lactose, os rótulos devem conter a descrição na denominação de venda: "para dietas com restrição de lactose”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...