quarta-feira, 11 de julho de 2018

Personal trainer Fabio Aquino ressalta a importância do treino nos dias frios

O verão contribui e muito para a prática de exercícios físicos. O clima dá mais ânimo, além da facilidade em poder se exercitar em parques, praias e praças. Já no inverno, essa situação é inversa, pois em dias frios é comum que as pessoas fiquem mais deprimidas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. É nesse momento que a atividade pode ajudar, pois aumenta a concentração de endorfina, substância que contribui para o bem-estar e ajuda no tratamento da depressão, de acordo com o personal trainer Fabio Aquino.

É preciso se aquecer antes de qualquer atividade física | Shutterstock
No inverno, é sempre importante fazer um ótimo aquecimento antes de qualquer atividade física, pois nessa época, a musculatura não tem uma irrigação sanguínea como acontece durante os dias de calor.

"Em dias frios, as veias ficam em vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos) e no verão em vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos). Ou seja, o aquecimento ajuda no processo das veias jogarem mais sangue para o corpo. Normalmente, o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia", explica Aquino.

O personal trainer fala ainda que um mito sempre muito comentado, é a questão de que é preciso alongar antes das atividades físicas. Na verdade, o que é necessário ser feito é o aquecimento. "Depois de ter aumentado a frequência cardíaca, a temperatura corporal, aí sim a pessoa pode ou não fazer um alongamento. É muito interessante sempre estar com o metabolismo acelerado", finaliza Aquino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...