quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Instituto Butantan inaugura painel em braile

Da Redação

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa científica do mundo e que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, inaugurou nesta última segunda-feira (15), um painel ilustrativo em braile para simular, aos deficientes visuais, a biologia do Zebrafish ou peixe paulistinha, modelo experimental que vem sendo adotado para estudos mundialmente por ter 70% de semelhança com o ser humano.  A ideia do projeto é promover a acessibilidade nas atividades de difusão do conhecimento.

A inauguração faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o Brasil, inclusive no Instituto Butantan, e cujo tema este ano é "Ciência para a Redução das Desigualdades". O novo espaço ilustrativo do Zebrafish foi instalado na parede externa do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (Leta) e poderá ser acessado por todos os visitantes gratuitamente. A criação do espaço teve a assessoria da designer Wanda Gomes, especialista em projetos em braile.

Para a diretora e idealizadora do projeto, Mônica Lopes Fereira, o conhecimento deve ser acessível a todos. "Considero um privilégio promover a difusão do conhecimento a todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, financeiras ou geográficas. Se houver agentes limitadores para a divulgação da ciência, temos que criar novas possibilidades para quebrá-los. Este é o objetivo do nosso trabalho”, afirma.

O laboratório Leta abriga hoje a Plataforma Zebrafish, dentro do Butantan, que recebe pesquisadores de todo o Brasil e que possui um biotério (viveiro) com 6 mil peixes adultos. A plataforma existe desde 2015 e é uma referência em testes de toxicidade e pesquisas diversas. O Leta faz parte do Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICs), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A Semana da Ciência e Tecnologia no Butantan terá também outras sete atividades gratuitas para todos os públicos de 20 a 21 de outubro. Confira a programação completa aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...