quarta-feira, 5 de julho de 2017

Qualquer quantidade de álcool na gestação pode gerar danos ao bebê

Da redação

Muitas mulheres questionam se é permitido ingerir bebida alcoólica na gravidez.  A pediatra Ana Laura Kawasaka, do portal Saúde4Kids, explica a relação do álcool com o desenvolvimento da criança e ressalta que a bebida alcoólica na gravidez é a principal causa de defeitos congênitos e alterações neurológicas.

feto não tem enzimas suficientes para metabolizar o álcool | Foto: Divulgação
A pediatra afirma que a única quantidade segura de álcool para uma gestante é zero. “Não existe nível de consumo que não possa causar dano fetal. O álcool atravessa a barreira placentária e em 1 hora o nível no sangue do bebê é igual ao materno. E o feto não tem enzimas suficientes para metabolizar teor alcoólico. Ele prejudica o transporte de nutrientes para o bebê, diminui a oxigenação da placenta e pode interferir no desenvolvimento das células do sistema nervoso”, explica a médica.

Além disso, pode causar desde restrição no crescimento até alterações faciais, neurológicas, cardíacas, renais e esqueléticas. Já os distúrbios relacionados ao neurodesenvolvimento podem se caracterizar pelo baixo desempenho escolar ou dificuldade de interação social.

De acordo com a pediatra, estima-se que 30% a 50% das mulheres usuárias de álcool na gravidez terão filhos com alguma alteração do desenvolvimento. A Academia Americana de Pediatria também defende que durante a gestação nenhuma quantidade de ingestão de álcool é segura, seja cerveja, vinho ou destilado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...