segunda-feira, 17 de julho de 2017

Atrium apresenta exposição sobre a cultura do povo Collas

Da Redação

O Atrium Shopping, em Santo André, traz a exposição gratuita "Collas: retratos de uma cultura", que revela a história e a cultura do povo Collas, apresentadas pelas lentes do fotógrafo Arthur Fernandes, junto a entrevistas, vídeos e áudios.

Arte: Divulgação 
A mostra é resultado de uma expedição realizada em 2016, na qual o fotógrafo saiu de São Bernardo do Campo para o noroeste da Argentina. Foram dois meses de jornada, 13 mil quilômetros rodados e mais de cinco mil fotos. Fernandes conviveu com os povos nativos da cultura Collas e registrou paisagens da região desértica dos Andes e também das úmidas florestas da baixa cordilheira. A curadoria da exposição foi realizada pelo bibliotecário e iconógrafo andreense, Daniel Andrade.

O Atrium Shopping fica na Rua Giovanni Batistta Pitelli, 155. A exposição fica em cartaz no piso térreo e pode ser visitada até 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo portal ou pelo telefone 3135-4500.

Sobre os povos Collas

Os Collas são originários da região onde mais tarde seria fundada a Bolívia, território que antes era chamado de Collasuyo. Formaram parte do império Inca e se estabeleceram prioritariamente no noroeste argentino e no norte do Chile.

Hoje, vivem do plantio de batatas, milhos, da criação de lhamas, alpacas, ovelhas e também trabalham em empresas de mineração. Assim como outros povos nativos da América Latina, sofrem com a discriminação da sociedade hegemônica e com o abandono por parte de seus governantes, vivendo de forma marginalizada em territórios mínimos de países que antes ocupavam em sua totalidade. Como herança do império Inca, os Collas mantêm até hoje os costumes alimentícios, de transporte e trabalhos artesanais, porém, de forma mais dissolvida nos costumes que os imigrantes trouxeram da Europa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...