sexta-feira, 7 de julho de 2017

Dentista esclarece dúvidas sobre o mau hálito

Que o mau hálito é desagradável e gera muitos constrangimentos não há dúvidas. O dentista Luciano Teodoro Eleotério, membro indicado da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), explica quais são os cinco questionamentos mais comuns apresentados pelos pacientes. No Brasil,  aproximadamente 57 milhões de pessoas sofrem com esse problema.

Equipamento OralChroma é capaz de medir os gases causadores do mau hálito  | Foto: Reprodução
1 – É possível descobrir se você tem mau hálito exalando sobre a mão em forma de concha?
Luciano Teodoro Eleotério (LTE) - Sim, é possível determinar a presença de mau hálito usando esta técnica. No entanto, isso só pode funcionar se sua halitose é muito grave. A verdade é que identificar seu próprio mau hálito é muito difícil, porque seu nariz está conectado à sua boca. Como tal, muitos odores internos podem ser rastreados, incluindo o mau hálito. Na dúvida, a recomendação é procurar um dentista capacitado no diagnóstico e tratamento.

2 - O mau hálito vem do estômago?
LTE - Não necessariamente. Embora seja possível que o mau hálito possa resultar de distúrbios digestivos, representa de 1 a 2% dos casos de mau hálito. Atualmente, já existem equipamentos que identificam os gases gerados da halitose em questão de minutos. Com esse diagnóstico, é mais fácil e rápido tratar o problema.

3 - O mau hálito pode ser evitado por escovação e uso de fio dental regulares?
LTE - Esta é uma maneira muito simples, mas muito eficaz de evitar o mau hálito. Entretanto, a higienização da língua com um raspador específico ajuda a eliminar a placa bacteriana formada sobre a língua evitando assim o mau hálito. Limpadores de língua podem ser encontrados em farmácias e supermercados.

4 - O mau hálito pode ser eliminado usando enxaguante bucal?
LTE - Não. Infelizmente, esses produtos dentários apenas dão uma solução temporária ao problema de halitose. Alguns deles podem até agravar a situação no longo prazo. Para eliminar de vez o mau hálito, é recomendável procurar um profissional capacitado no diagnóstico e tratamento da halitose, para saber a causa e o tratamento ideal para cada caso.

5 - Comer certos alimentos pode causar mau hálito?
LTE - Mais uma vez, isso depende de vários outros fatores. Por exemplo, todos sabem que comer cebolas ou alho pode deixar um cheiro desagradável na boca que algumas pessoas podem chamar de mau hálito. No entanto, este é apenas um odor temporário e não é mesmo que ter halitose. O mesmo vale para alimentos ricos em enxofre, como o repolho. Nestes casos, é possível ter mau hálito, após a refeição, mas irá desaparecer rapidamente, especialmente se for realizada a escovação dos dentes imediatamente após a refeição

Dicas para o hálito fresco
O dentista explica que para manter o hálito fresco, alguns cuidados são importantes. Um deles é evitar enxaguantes que tenham algum tipo de álcool entre seus ingredientes. Esses produtos causam boca seca, o que incentiva o crescimento de bactérias localizadas dentro da cavidade bucal que produzem o mau hálito.
Evite também ficar longos períodos em jejum e beba água durante o dia, no mínimo um litro e meio. Quando for fazer a higiene bucal, não esqueça de dar uma atenção à língua, usando um raspador específico para isso. E o mais importante: consulte um dentista periodicamente. A recomendação é a cada seis meses.

Como tratar a halitose
Para reduzir o número de casos de halitose e oferecer mais saúde e bem-estar aos pacientes, a tecnologia é uma aliada dentro dos consultórios odontológicos. Uma das mais recentes novidades nesse campo é um aparelho (conhecido como OralChroma) que mede, em apenas oito minutos, os níveis dos três diferentes gases causadores do mau hálito.

Eleotério ressalta que a halitose pode ser um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, por isso a necessidade de ser identificado e tratado adequadamente. 

Avise o amigo
Você conhece alguém que sofre com a halitose e quer dar aquela dica para ele procurar um profissional, mas sem gerar constrangimento? Eleotério criou uma ferramenta aliada no combate ao mau hálito: é o site Avisa o amigo (www.avisaoamigo.com.brwww.avisaoamigo.com.br), no qual  é possível alertar a pessoa que tem halitose anonimamente via e-mail.

Ela receberá uma mensagem falando sobre o assunto e orientando a procurar tratamento. “Como esse problema acaba constrangendo as pessoas, é difícil falar diretamente sobre o assunto, então criamos essa ferramenta para auxiliar”, conta o dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...