quarta-feira, 7 de junho de 2017

Analisar as fontes de informação é importante

Da redação

Diariamente somos “bombardeados” por informações. Mas como separar as notícias falsas das verdadeiras? No Dia da Língua Portuguesa, que se comemora no próximo dia 10, um bom exercício a se propor, tanto na escola quanto na família ou em outros espaços de discussão, é uma investigação sobre as fontes dessas informações, a lógica da organização dos veículos de comunicação e a produção de notícias.

Para a especialista em Educação da Fundação Itaú Social, Sonia Dias, é importante essa análise. “Além de serem excelentes recursos para desenvolver atividades de leitura e escrita, possibilitando o contato com vários gêneros textuais, é importante se familiarizar com os veículos de comunicação, seja impresso, online, TV ou rádio, e perceber como se organizam, os recursos utilizados para chamar a atenção dos leitores, a intenção das manchetes, das fotos e das chamadas", avalia. 

Assim, com o objeto de estimular o debate e ajudar os jovens a ter critérios na hora de interpretar e absorver informações, a Fundação Itaú Social, por meio da plataforma Educação & Participação, propõe alguns roteiros de oficinas, por exemplo, "A comunidade na primeira página". Abaixo algumas dicas para a análise com os adolescentes. 

- reúna alguns jornais diários, de grande circulação, publicados durante uma semana, e também jornais do bairro. Converse sobre a função deles e os assuntos que retratam;

- fale sobre os hábitos de leitura: há jornais em casa? Preferem rádio, TV ou internet? Quais assuntos despertam interesse? Quais os sites mais visitados?;

- Desafie-os a desvendar a organização dos veículos de comunicação: como ocorre a divisão dos assuntos por editorias (esporte, turismo, policial, política, entretenimento, economia), o que aparece diariamente ou só uma vez por semana (seções, cadernos);

- Explore com eles a primeira página e sua função de eleger os assuntos mais importantes e de chamar a atenção dos leitores;

- Mostre a diferença de abordagem dos jornais de bairro. Estimule-os a procurar o site para obter informações sobre sua proposta, abrangência, equipe de profissionais, periodicidade, área de circulação;

- Se for possível, agende uma visita à redação e entreviste um dos profissionais sobre como funciona o processo de produção e distribuição, a relação do editorial com o comercial, como o veículo está se adequando à era digital. Perguntas não faltarão...

- A partir de todo esse trabalho de pesquisa e observação, simule uma redação de jornal para construir um exemplar e editar a primeira página. Em grupos, escolham os assuntos para cada editoria, os fatos mais importantes para constituir as manchetes, as fotos que a acompanharão, as chamadas de capa, o tipo de letra para os destaques, etc;

- No final, promova uma boa roda de conversa voltando ao debate dos critérios de construção da uma informação de qualidade, a partir da consulta de fontes confiáveis e da investigação dos fatos.

Além do exercício de leitura e escrita, a atividade contribui para a percepção de que todos têm responsabilidade sobre o que dissemina.

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