quarta-feira, 7 de junho de 2017

Psicólogos apontam os principais erros e acertos no relacionamento afetivo

Da redação

Os psicólogos do Instituto de Sexualidade Paulista (InPaSex), Carla Zeglio e Oswaldo M. Rodrigues Júnior, aproveitam a data em comemoração ao Dia dos Namorados (12 de junho) e listam os principais pontos que fazem o fracasso e o sucesso de uma relação a dois. 

Erros
1-   Não ter a habilidade de conversar sobre os problemas
Seja sobre dinheiro, família, filhos, a louça na pia, o xixi do cachorro fora do lugar, os sogros, etc... e resolvê-los, quando eles acontecem. "Empurrar com a barriga e não resolver um problema na hora em que ele se instala, é o que desencadeia as crises a dois", fala a psicóloga Carla.

2-   Não respeitar a individualidade do outro
O espaço de um começa exatamente quando termina o do outro. Não tem segredo, a palavra de ordem é respeitar.

3-   Não planejar o futuro a dois
Um fator de risco é não reconhecer o que pensamos sobre o futuro ou tratar a nós mesmos de modo negativo, preocupados sem compreender o que estamos fazendo neste possível relacionamento. "Não reconhecemos o que ocorre ao nosso redor e isso não conduzirá a alguma ação útil e positiva", comenta o especialista.

Acertos
1-   Comemorar a dois
Como o Dia dos Namorados, por exemplo, ajuda a assumir o compromisso é um fator que demonstra o casal estar disponível para um futuro. Então o comportamento de evitar o compromisso num dia socialmente atribuído para esta comemoração será um dos possíveis erros que determinarão o fim da possibilidade do casal. "Muitas mulheres reclamam da falta de compromisso do homem e temem que o namoro seja passageiro. Quando ambos estão envolvidos com o futuro, o engajamento nas atividades e círculos sociais ao redor de ambos determinará a manutenção do casal", fala Rodrigues Júnior.

2-   Falar o que pensa
Sem rodeios. Expressar falando o que sentem. Quando falamos o que sentimos positivamente pelo outro facilitamos o entrosamento, o futuro deste casal. Da mesma forma o falar do que se pensa a respeito de um futuro do casal. "Não refiro aqui planos de casar, ter filhos ou envelhecerem juntos, isso terá que ficar para mais tarde, mas contar o como percebemos que a outra pessoa se encaixa em nosso cotidiano e como isto ajuda a viver coisas boas", exemplifica o psicólogo.

3-   Ter foco
Mostrar as emoções positivas que sentimos e falar de nossas percepções de um futuro de curto prazo. Pensar de modo coerente fará sentir coisas positivas. Pensar sem um objetivo, sem reconhecer o que pretendemos, só esperando que o outro faça algo para solucionar nossos problemas, produzirá resultados errados! "Então cuidar dos pensamentos será necessário, e este é um dos erros muito comuns a quem quer sentir-se bem e mostrar-se capaz em amar", finaliza Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...