quarta-feira, 7 de junho de 2017

Rouquidão: conheça as principais causas

Da redação

A rouquidão decorre de qualquer alteração nas pregas vocais, estruturas que, ao se aproximarem e com a passagem do ar que respiramos, produzem a voz. Portanto rouquidão é um sintoma e, assim, pode ter diversas causas, o que inclui inflamação/infecção das pregas vocais (por microrganismos), edema (inchaço, muito frequente naqueles que fumam), refluxo faringoesofágico (quando o ácido produzido no estômago sobe e reflui para laringe), lesão na estrutura (nódulo, cisto, pólipo, varizes, câncer), paralisia (ausência de movimento da prega vocal), entre outros.

Refluxo, nódulo e até câncer estão entre as causas da rouquidão | Foto: Reprodução
A médica otorrinolaringologista, otoneurologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Jeanne Oiticica, explica que mesmo quem sempre teve a voz mais rouca deve pesquisar a causa, já que pode indicar que existe algo errado. Pode ser, por exemplo, alguma lesão na estrutura da prega vocal, incluindo nódulo, cisto, varizes, pólipos e até mesmo câncer.

"A rouquidão pode ser o primeiro sintoma de um câncer de laringe. Por isso, em caso de rouquidão persistente e que não responde ao tratamento clínico após 15 dias, deve-se sempre procurar o otorrinolaringologista para fazer um exame detalhado das pregas vocais", alerta a especialista.

Beber bastante líquido, comer uma maçã ao dia, evitar os abusos vocais (gritos, sussurros, exageros na fala) podem evitar problemas. Em casos de episódios recorrentes e ou persistentes procure o médico, pois algo deve estar errado e precisa ser checado e corrigido adequadamente, de acordo com a médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...