sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Papai Noel pode ajudar na retirada das chupetas

Da redação

A chupeta é um objeto mágico para acalmar os pequenos, mas precisa ser retirada das crianças, porque pode prejudicar o desenvolvimento e a postura dos músculos da língua e lábios, o crescimento dos dentes, dificultar o desenvolvimento da fala, respiração correta, entre outros problemas. Por esses motivos, a fonoaudióloga Raquel Luzardo, especialista em linguagem e atendimento infantil, recomenda a retirada do objeto por volta dos dois anos de idade. Para isso, o Papai Noel pode ser um bom aliado. 

Chupeta pode ser trocada por um presente de Natal | Foto: reprodução
Aproveite o espírito natalino e proponha que ela ofereça a chupeta ao bom velhinho em troca de um presente,  algo que ela queira muito. A chegada do Papai Noel é um grande estímulo para os pequenos.

O diálogo é o primeiro passo para encerrar a saga da chupeta. Converse com seu filho. Explique que ele está crescendo, que não precisa mais chupar chupeta o tempo todo e vá diminuindo aos poucos os períodos em que permite o uso. Mostre que não precisa da chupeta para dormir, conte histórias, distraia-o. Elogie quando estiver sem ela, use palavras de afirmação, encoraje o pequeno a perceber que não precisa mais dela.

É importante dizer que uma vez que os pais iniciam esse processo, não dá para voltar atrás. Prepare a criança ao longo do mês para a entrega do objeto. Ela precisa saber o que vai acontecer. Tirar a chupeta sem explicações vai deixá-la confusa e mais insegura.

Não permita que a criança saia de casa ou se comunique com a chupeta. Nas últimas semanas, diga que ela só poderá dormir com a chupeta. Prepare uma caixinha bem bonita para entregar a chupeta na noite de Natal. Assim a criança vai se apropriando da ideia que a chupeta vai embora como um presente, e não para o lixo. Ela terá um lugar especial.

Todas as chupetas deverão ser entregues. Lembre-se de resgatar todas da casa e colocar na caixa. Se a criança encontrar uma depois o plano pode ir por água abaixo.

Diga que o Papai Noel vai trocá-la por um presente. Você pode dizer que as chupetas são guardadas em uma sala e são elas que dão energia para a fábrica de brinquedos do Papai Noel funcionar. Ou então diga que não existe chupeta na terra do Papai Noel.


Ainda no Natal, a entrega ao Papai Noel pode ser feita ao vivo, no shopping, na escola, ou deixando em algum cantinho da casa para o bom velhinho que virá visitá-los na noite do dia 24.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...