Muitas pessoa “torcem o nariz” para as DRs (Discussões de Relacionamento), mas os psicólogos Oswaldo M. Rodrigues Júnior e Carla Zeglio do Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex) afirmam que expor pontos que precisam ser melhorados é fundamental para um bom relacionamento. Se não existe discussão dentro do casal, pode ser sinal de que algum dos dois esteja se anulando e abaixando demais a cabeça. Isso nunca será útil para o futuro da relação.
Sufocar sentimentos pode resultar em conflitos na vida a dois | Foto: Shutterstock |
“Um bom papo aberto serve para criar e fortalecer os vínculos, expor os gostos, desgostos e, assim, criar as conexões que são o grande alicerce de uma relação a dois”, fala Carla. Mas nem sempre é assim que acontece. Rodrigues Júnior relata que muitas pessoas se casam ou entram em relações sem conversarem sobre as necessidades dos envolvidos. "Existe ainda um tabu da sociedade que não incentiva essa troca de informações e de exposição aos sentimentos de maneira saudável e construtiva", diz.
Os psicólogos concordam que a grande consequência dessa falta de diálogo é que os sentimentos acabam ficando omissos e muitos pontos que poderiam ser facilmente melhorados, apenas com uma boa conversa, acabam sendo deixados para trás. Então, essa omissão não muda sentimentos e perturbações, pelo contrário, quando estes sentimentos vêm à tona, normalmente, são ditos sem medir as palavras e geram um conflito na vida a dois.
Para Oswaldo, o grande ponto chave para que a comunicação com o outro seja saudável é essencial que cada um saiba o que espera do outro. “O primeiro passo é fazer um auto questionamento sobre a carga emocional que tem sido depositada na outra pessoa e, então, dialogar para ver se as expectativas estão batendo, e se não, como seguir o melhor caminho para tal”, finaliza. Porém pondera que casais que não tem o hábito de dialogar terão grandes dificuldades em retomar uma conversação saudável e útil para a melhora e futuro do casal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário