Uma boa saúde começa com pequenos cuidados e hábitos que fazem parte do dia a dia, alerta o médico, consultor e especialista em saúde corporativa, Ricardo De Marchi. O número de horas em frente às telas de computadores, celulares e televisões tem crescido exponencialmente e, com isso, a saúde pode sofrer as consequências.
Deixe o smartphone na altura da cabeça. Uso errado (foto) sobrecarrega a cervical | Foto: Reprodução |
As queixas são diversas: visão cansada, com diminuição da acuidade, irritação, dor, entre outros. "Cuidados com os olhos devem ser levados a sério. Ter a sensação de areia ou secura nos olhos têm diferentes causas", explica o médico.
O especialista cita dicas que podem ser úteis nesse cenário de utilização crescente de computadores ou smartphones:
Ajuste a tela
A ideia é que o ângulo na altura correta não faça você ficar com os olhos arregalados, o que contribui ao ressecamento. E no caso dos smartphones traga-o para a altura da cabeça, evitando a inclinação e sobrecarga da cervical.
Pisque os olhos mais vezes
Quando tiver fazendo qualquer atividade no computador, procure fazer algumas pausas e desviar os olhos da tela. Pisque várias vezes seguidas, isso lubrifica naturalmente os olhos e aliviará o ressecamento.
Regule o brilho
O brilho da tela em excesso contribui e pode causar cansaço nos olhos, então reduza o brilho e deixe o mais confortável possível não tão claro, nem tão escuro.
Consulte o médico
Ao sinal de desconforto e irritação constante, visite um oftalmologista. Ele será seu aliado em aconselhar o melhor tratamento, ou faça uma vez por ano um check-up ocular. De Marchi alerta para o uso de colírio, que deve ser apenas aquele receitado pelo oftalmologista. E ressalta: "o uso de colírios sem orientação médica pode até piorar o problema e, por isso, deve se evitar a automedicação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário