segunda-feira, 18 de junho de 2018

Mindfulness pode auxiliar as crianças

Da redação

Ensinar os filhos a administrar as dificuldades não é tarefa fácil para nenhum pai ou mãe. Lidar com as frustrações, com as decepções não é fácil para os adultos e muito mais difícil para as crianças. Uma ferramenta que pode ajudar nesse aprendizado é a Atenção Plena, também conhecida como Mindfulness.  Ela deve ser executada junto com as crianças, de forma que eles aprendam com adultos como sintonizarem seus pensamentos e estarem conscientes de suas atitudes.

Mindfulness é uma ferramenta para acalmar as crianças | Foto: reprodução 
Segundo Sarah Silverton, autora de A Revolução Mindfulness (Editora Alaúde), “o Mindfulness é uma ferramenta poderosa para driblar a ansiedade e o estresse causado por diversos fatores externos”.

Abaixo sugestões de exercícios que, além de ajudar na conscientização da respiração, podem também ser uma excelente ferramenta para a acalmar as crianças em momentos críticos.

Exercício: sintonizar a respiração

1 - Escolha um número que a criança consiga manejar com facilidade (por exemplo, 3, 5 ou 8);
2 - Com as mãos na barriga, a criança deve contar até o número combinado durante a expiração, concentrando-se na respiração e na barriga. Uma alternativa é você contar para ela;
3 - Quando o número for alcançando, comece de novo;
4 - Quando a criança se acostumar com a prática, ela começará a perceber quando a mente divaga; portanto, uma evolução desta prática é voltar para o número 1 toda vez que a mente divagar.

Se for feito por um período breve, este exercício é divertido e excelente para acalmar as crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...