segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Dor nas costas é um dos principais motivos de falta no trabalho

Da redação

A lombalgia é uma das principais causas do afastamento de brasileiros do trabalho. Segundo dados do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), cerca de 100 mil pessoas se ausentam por ano, por este motivo. Mas o personal trainer Jhonatan Vital, da Acqua Academia, comenta que com exercícios adequados é possível evitar a dor nas costas.

Cerca de 100 mil pessoas faltam ao trabalho, anualmente, por causa de dores nas costas | Foto: divulgação
"Para iniciar, existem dois exercícios bem leves que vão ajudar a aliviar as dores nas costas, que são: alongamento e a flexão lombar deitado. O alongamento, é super importante, pois os músculos ficarão aquecidos e eliminam a tensão, além de trazer estabilidade e força para a coluna. Já a flexão, exige uma movimentação do tronco e pernas que ajuda bastante a trabalhar a musculatura da lombar", explica.

O personal ainda ressalta que, a musculação também pode ser uma aliada para a prevenção das dores nas costas. Porém, é necessário trabalhar com uma carga de peso baixa, para não aumentar a lesão.

"Se você está com dores na lombar e pratica a musculação, é indicado ter um profissional ao seu lado para orientá-lo, observar se os movimentos dos exercícios estão certos e colocar a carga ideal, para não sobrecarregar o peso e piorar a lesão", avalia. 

Além das dicas mencionadas acima, outra forma de prevenção é evitar o fumo, obesidade e sedentarismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...