quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

"Síndrome do Ninho Vazio” afeta pais

Da redação

Muitos pais sentem solidão, tristeza e saudade, quando o filho (s) sai de casa para morar sozinho, casar ou qualquer outro motivo. Essa situação, conhecida como “Síndrome do Ninho Vazio” pode levar até à depressão.  

Os sintomas físicos e mentais associados à partida dos filhos podem afetar homens e mulheres, e tanto faz se a mulher trabalha fora ou não, se o homem ajudou mais ou menos na criação dos filhos. É uma fase da vida de um casal que pode gerar tristeza, vazio, sensação de inutilidade, sentimento de culpa, entre outros sintomas, impactando na rotina, na relação deste casal, podendo até levar à depressão. 

É um momento que a função parental perde sua importância da forma como vinha sendo exercida, já que não há mais filhos para serem cuidados. A forma de lidar com a partida dos filhos é muito particular, ou seja, nem todos irão se sentir tristes ou irão desenvolver depressão.

Para a psicóloga Denise Miranda de Figueiredo, cofundadora do Instituto do Casal, cada casal vivencia essa fase de uma maneira. “Há sim casais que enxergam a saída dos filhos como um momento de maior liberdade para se dedicarem a outros projetos e ao próprio casamento. Entretanto, todos, de alguma maneira, são afetados. É fundamental neste momento que o casal encontre novas possibilidades de funcionar”, explica. 

Novos posicionamentos
Como toda mudança na vida, a saída dos filhos de casa irá demandar do casal um processo de adaptação à nova fase da relação. “Devemos lembrar que criamos os filhos para o mundo e não para nós. O dia em que eles irão deixar o ‘ninho’ e se aventurar no mundo irá chegar, mais cedo ou mais tarde, em todas as famílias”, comenta a psicóloga Marina Simas de Lima, cofundadora do Instituto do Casal.

Por isso, é muito importante que desde cedo os pais deem autonomia aos filhos e se dediquem também a vida a dois, assim como aos interesses e atividades pessoais. Certamente, casais que se dedicam exclusivamente aos filhos, deixando de lado sua individualidade e descuidando da conjugalidade, podem ter mais dificuldade em enfrentar a partida dos filhos, refletem as especialistas.

Quando os filhos saem de casa é preciso pensar que é o momento de escrever um novo capítulo na história de vida, tanto do casal, quanto na individual.

“O casal precisa lembrar que é um momento especial para o filho, já que ele ou ela estará construindo também esse novo capítulo em sua vida. É uma boa oportunidade de dedicar mais tempo e energia para buscar novas experiências, novos projetos pessoais e conjugais, e quem sabe descobrir um novo jeito de exercitar a paternidade e ou maternidade de filhos autônomos, adultos e que vivem em casas diferentes das suas”, orienta Marina. 

A dica é tentar ver essa nova fase da vida como uma oportunidade para todos desta família, se reinventarem. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...