quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Casais que trabalham juntos são mais felizes, aponta pesquisa

Da redação

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade do Estado de Utah, nos Estados Unidos, o índice de felicidade e satisfação profissional de casais que trabalham na mesma empresa é duas vezes maior, quando comparado ao de casais que não convivem no mesmo ambiente profissional.

O tema é tão importante que outra pesquisa feita pelo International Stress Management do Brasil (ISMA-BR) mostrou que casais que trabalham juntos conseguem entender melhor as angústias vividas no dia a dia, assim como a carga horária e outras peculiaridades da vida profissional.

Não leve os conflitos conjugais para o trabalho e vice-versa | Foto: Freepik
Assim, há casais que são funcionários da mesma empresa, os que mantêm uma relação de subordinação (ele é chefe dela ou vice-versa), aqueles que são sócios ou aqueles que trabalham para o outro, em um negócio próprio, sem ser sócio.

Com base nestes diferentes modelos a psicóloga Marina Simas de Lima, terapeuta de casal e família e cofundadora do Instituto do Casal, afirma que “cada uma destas situações tem prós e contras, como tudo na vida”.

Maturidade é fundamental
Entretanto, nem todos os casais conseguem “virar a chave” e separar a vida profissional da vida afetiva. O maior desafio é separar os papéis. “Todo casal tem seus altos e baixos e os que trabalham juntos precisam ter jogo de cintura nessas situações. Essa experiência pode trazer maturidade para a vida a dois, já que, mesmo que você tenha brigado na noite anterior, no dia seguinte precisa ter uma postura profissional no ambiente de trabalho”, diz Marina.

Por isso, o ideal é resolver os problemas de casa em casa, enquanto os do trabalho devem permanecer no ambiente profissional. Já nos casos em que um dos cônjuges é o chefe é preciso não levar eventuais broncas para o lado pessoal.

Dicas para uma boa convivência
•Fale do trabalho durante o horário do trabalho, não faça da casa a extensão do escritório;
•Lembre-se de separar os papéis de acordo com cada situação, ou seja, em casa são parceiros e no trabalho são profissionais;
•Não leve os conflitos conjugais para o trabalho e vice-versa;
•Se for possível, o melhor é evitar relações de subordinação. Mas, se não for, trabalhe suas habilidades sociais, sua comunicação, pois essa situação exige um bom equilíbrio emocional e muita maturidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...