quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Nutricionista fala sobre suplementação alimentar

Da redação

O nosso dia a dia se modificou muito ao longo dos anos. O corpo humano tem mostrado que precisa, cada vez mais, de energia para suportar o estresse causado diariamente. Entre os pontos mais afetados por este novo estilo de vida está a alimentação, que nem sempre é adequada e, assim, surgiu a suplementação alimentar, tema que é esclarecido pela nutricionista e consultora da Vital Natus, Dalila Marciele Nunes.

Unhas fracas e cabelos quebradiços podem indicar falta de nutrientes | Foto: Divulgação
"A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades nutricionais. São vários os sintomas que indicam a deficiência de nutrientes, tais como imunidade baixa com recorrência frequente de resfriados, câimbras, unhas fracas, cabelos quebradiços e ressecados, manchas na pele, fraqueza, doenças periodontais, problemas ósseos, obesidade, diabetes e até mesmo depressão e câncer", afirma Dalila.

A suplementação tem como função dar ao organismo todos as vitaminas e minerais que ele precisa, porém, deve ser sempre ingerida com a orientação médica e nunca por conta própria. "As pessoas confundem os suplementos esportivos utilizados por atletas para ganhar massa muscular ou emagrecer, com os suplementos vitamínicos que ajudam a pessoa a ter os nutrientes diários para prevenir e tratar doenças", conta a nutricionista.

Vale ressaltar que os suplementos não são remédios, mesmo quando vendidos em cápsulas. Outra questão comum é se os suplementos engordam, aí entra a orientação médica, pois Dalila explica que eles não possuem calorias, portanto não engordam, porém, o que acontece é que esses nutrientes podem participar de funções que aumentam o apetite, fazendo com que a pessoa coma mais e ganhe mais peso.

Portanto, é fundamental saber como é a sua saúde e rotina de cada pessoa, e deixar que um médico avalie cada caso, recomendando a suplementação certa para cada um.  "A suplementação inadequada poderá trazer sérios prejuízos à saúde do paciente. Ferro demais pode se depositar nas artérias e causar cansaço. Muita vitamina C é capaz de aumentar o risco de pedras nos rins. E, no fígado, pode haver um acúmulo de gordura. Além disso, se o indivíduo for mal orientado, pode aumentar o percentual de gordura, ter acne, gases e alergias respiratórias, no caso de consumir um excesso de proteínas. Pode, ainda, apresentar dificuldade de digestão", ressalta a nutricionista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...