sexta-feira, 4 de maio de 2018

Hipertensão afeta um em cada quatro adultos

Da redação

A hipertensão, chamada também de pressão alta, é uma doença multifatorial, que pode estar relacionada a fatores como familiares, obesidade, tabagismo, estresse e ansiedade. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a doença acomete um em cada quatro adultos. O cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Daniel Valadão Zabukas, explica que as medidas em repouso acima de 14/9 pode sugerir hipertensão, o ideal ter aferições de até 12/8.

É importante aferir a pressão regularmente | Foto: divulgação 
O especialista reforça que na grande maioria dos casos a doença é assintomática nos estágios iniciais, porém em casos graves pode se apresentar com dor no peito, dor de cabeça, falta de ar e até convulsões. “Para controlar a pressão é importante realizar um acompanhamento médico de rotina, tomar as medicações corretamente e seguir as medidas clínicas orientadas pelo médico do paciente. Evite sobrepeso e obesidade. Não fume e pratique exercícios físicos regularmente”, enfatiza.

Zabukas reforça ainda que o tratamento é realizado com a mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos sob supervisão profissional e com uso de medicamentos. Além disso, ele destaca que muitas pessoas abandonam o tratamento, por se sentirem melhor, mas que isso é um grande equívoco. “O paciente tem que encarar a medicação como uma pílula da longevidade”, finaliza o cardiologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...