terça-feira, 29 de maio de 2018

Terceira idade: casa requer cuidados especiais

Da redação

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, cresce a necessidade de pensar e planejar uma casa adequada para a terceira idade. As arquitetas Carmem Avila e Cris Paola pontuam abaixo importantes providências que farão toda diferença na vida do morador.

Carmem Avila e Cris Paola destacam que  a funcionalidade deve ser marca registrada em todos os projetos | Foto: divulgação
Elas destacam que um projeto de arquitetura e decoração para idosos deve seguir orientações específicas para que a segurança e beleza possam estar presentes em todos os ambientes.

1.  Iluminação
Problemas de visão são comuns nesta fase da vida. Dessa forma, uma casa banhada de luz natural facilita a vida do morador. "Portas e janelas devem ser grandiosas para oferecer o máximo de luz dentro da residência. Para complementar, na pintura das paredes, recomendo optar por uma pintura branca ou seguir uma paleta de tons claros", conta Carmem.  Outra recomendação bastante válida está relacionada à instalação de pontos de luz nos corredores e locais de circulação intensa. "Além do ponto no teto, a iluminação indireta, na altura do rodapé, pode ajudar o morador na locomoção noturna, quando acorda para beber uma água na cozinha, por exemplo. Esse cuidado evita quedas e batidas inesperadas", explica Cris Paola.

2. Desníveis e escadas
Evitar desníveis – mesmo que seja em pequenas escalas –, é outra dica importante. Caso não seja possível, a sinalização se faz essencial. Para o projeto de escadas, ambas arquitetas são unânimes com relação à execução em piso antiderrapante e sempre acompanhadas por um corrimão firme instalado à altura de 90 centímetros (cm).

3. Portas
O ideal é que elas disponham de largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador, por exemplo. A recomendação é considerar um espaço de 90 cm e, caso não seja possível, que não seja inferior a 80 cm.

4. Tapetes e móveis
O uso de tapete costuma ser fator de quedas e acidentes em residências de moradores da terceira idade. Mas isso não quer dizer deva ser desconsiderado! E uma sala, o tapete deve estar embaixo do sofá, com as pontas fixadas com fitas antiderrapantes. À despeito de móveis, quinas de peças baixas, que ficam fora da visão devem ser evitados, assim como objetos de decoração. "Espaços amplos e livres são muito importantes", destaca Cris Paola. "Prateleiras e armários devem seguir a altura dos idosos, para que não precisem se esticar ou subir em escadas quando forem pegar objetos", complementa Carmem.

5. Banheiro
O banheiro deve ser adaptado cuidadosamente. Instalação de barras de apoio, piso antiderrapante no box e assento para banho são precauções básicas a serem tomadas. "Considere instalar barras de segurança também no lavatório e bacia sanitária – que deve ser um modelo mais alto que o padrão", completa Carmem.

Por fim, as arquitetas destacam que a funcionalidade deve ser marca registrada em todos os projetos e para todas as idades. Saber as necessidades e entender a rotina dos moradores é essencial para que um projeto bem planejado garanta a autonomia de quem vai utilizá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...