quinta-feira, 3 de maio de 2018

São Caetano do Sul sedia exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos” neste mês

Da redação

Anita Malfatti, Stevie Wonder e Beethoven estão entre as personalidades com deficiência que têm seus feitos históricos retratados, por meio de recursos de acessibilidade, na exposição sensorial “Grandes Nomes, Grandes Feitos”, que estará em cartaz em São Caetanodo Sul entre 14 e 25 de maio. A mostra é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por intermédio do Memorial da Inclusão.

Mostra fica em cartaz de 14 a 25 de maio no Cecape | Foto: divulgação 
Na mostra, o público terá uma experiência sensorial de áudio-descrição, textos em dupla leitura (Braille e português em fonte ampliada) e instalações inspiradas no Desenho Universal (conceito pelo qual produtos e ambientes são desenvolvidos para serem usados sem necessidade de adaptação).

Para secretária da Sedef, Adriana Gomes da Fonseca, quebrar paradigmas em relação à deficiência é essencial. “Acreditamos que o conhecimento é a melhor forma de transformação social, e nada melhor do que compartilhar com os cidadãos do futuro, os jovens estudantes, a luta da pessoa com deficiência para garantir o seu espaço e respeito na sociedade. Apresentar personagens de grande contribuição e reconhecimento de nossa história, certamente quebrará diversos paradigmas que são associados à deficiência”, afirma.

A exposição ocorre no saguão do Teatro Vladimir Capella, que fica no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação “Dra. Zilda Arns” (Cecape), localizado na Rua Tapajós, 300, no Bairro Barcelona. A entrada será gratuita, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Visitações para grupos escolares devem ser agendadas na Sedef, pelos telefones 4227-7760 e 4227-7761. Haverá acessibilidade em Libras.

Palestra 

A abertura da exposição contará com a palestra “Introdução à História da Deficiência”, em  11 de maio, às 15h, no mesmo local. A atividade, comandada pelo historiador Márcio Bustamante, será dirigida aos profissionais da educação de escolas públicas e privadas do município. Estudantes universitários interessados também podem se inscrever, pelo e-mail sedef@saocaetanodosul.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

A palestra faz uma retrospectiva histórica do movimento inclusivo. Ao final, será feita visitação à mostra. É a oportunidade que os educadores e estudantes universitários  terão para conhecer o ambiente e planejar a visita dos alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...