segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Casos de hepatite A aumentam devido ao sexo desprotegido

Da redação

A ingestão de água e alimentos contaminados são as principais formas de contágio da hepatite A. Apesar disso, dados recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo apontam que, até outubro de 2017, cerca de 600 pessoas foram infectadas na capital, sendo que 45% dos casos foram transmitidos por meio do sexo desprotegido, enquanto que no mesmo período de 2016 foram registrados 57 casos. 

Além disso, um boletim epidemiológico da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) apresentou um dado alarmante: o vírus foi transmitido em 272 casos por meio do contato sexual.

Diferente de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a hepatite A não é transmitida por meio de fluidos corporais ou secreções – e, sim, pelo contato com as fezes de uma pessoa contaminada. Nesse caso, o cuidado com a higiene é ainda mais importante e a prevenção na hora do sexo, principalmente nas práticas orais e anais, é essencial. 

Como prevenir
A Secretaria da Saúde de São Paulo recomenda as seguintes práticas durante o sexo:
Lavar bem o ânus com água e sabão após evacuar;
Lavar bem o ânus, pênis e as mãos com água e sabão antes, e logo depois do sexo;
Usar uma barreira ao fazer sexo oro-anal,  como filme PVC ou camisinha cortada de comprido é outra opção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...