quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Sintomas da psoríase podem ficar inativos

Da redação

A psoríase é uma doença inflamatória e crônica da pele, de natureza autoimune. Apesar de ainda não ter cura, é possível fazer com que os sintomas fiquem inativos, dependendo do tipo de tratamento e do grau da enfermidade. Caracterizada pela ocorrência de placas avermelhadas (eritemas) e descamativas em determinadas regiões do corpo, a psoríase causa coceira e ardor ao paciente, que deve tomar precauções e ficar atento aos fatores que contribuem para o agravamento do quadro.

As lesões características da psoríase ocorrem, principalmente, no couro cabeludo e nos cotovelos e joelhos, mas também podem aparecer em outras regiões, como mãos, costas, abdômen, axilas, virilha e até na dobra cubital (oposta ao cotovelo). "Normalmente, são placas avermelhas bem delimitadas, salientes e que descamam no centro, devido ao alto grau de ressecamento causado pela inflamação. Também existem lesões menores, chamadas pápulas, que podem apresentar formato de gota (psoríase gutata)", explica a Ph.D e consultora científica da Biobalance, Maria Inês Harris.

Segundo a especialista, a disposição das manchas também pode ser diferente em cada região do corpo. "No couro cabeludo, as placas tendem a aparecer nas bordas, já nas mãos são unidas ou direcionadas para um mesmo ponto", exemplifica.

Mesmo diante desse quadro imprevisível e difuso, é possível obter longos períodos de remissão ou desaparecimento total dos sintomas da psoríase, por meio de tratamentos adequados a cada caso. Para graus leves e moderados da patologia, o tratamento inicial consiste na hidratação da pele, exposição ao sol e aplicação de cremes de uso tópico prescritos por um médico especialista. "Conforme as manifestações melhoram no paciente, tais medidas podem ser reduzidas gradativamente", comenta Maria Inês.

Nos casos mais agudos, recomenda-se o mesmo tratamento, combinado a outras terapias, como a fototerapia (banhos de luz artificial UVA e UVB) e até ao uso de fármacos. "Como medida para conter avanços inesperados, esses métodos de controle devem ocorrer de forma alternada, durante o período determinado pelo especialista ou até que o paciente consuma o número máximo de doses sugeridas", orienta a especialista.

A consultora científica ainda salienta que também é possível contar com cremes indicados para o tratamento da psoríase que são sem corticoides e livre de parabenos e fragrâncias, disponíveis em farmácias de manipulação. 

Mas a remissão dos sintomas da psoríase, por meio de tratamento com período definido não garante que a doença não voltará a se manifestar. Em alguns casos, as manchas reaparecem e tornam a desaparecer sem uma causa aparente. Também não é incomum pacientes apresentarem quadros totalmente diversos e até contrários uns dos outros. "Por isso, o ideal é manter os cuidados diários, como hidratação e proteção da pele, exposição ao sol e prática de atividades relaxantes", aconselha Maria Inês. 

Por que não usar corticoides?
Os corticoides são comprovadamente eficazes contra a psoríase, mas quando utilizados em demasia ou por muito tempo, podem provocar diversos resultados indesejados. "Entre os efeitos adversos, essas substâncias podem desenvolver a síndrome de Cushing, caracterizada pela elevação de cortisol na corrente sanguínea, o que traz sintomas como ganho de peso, aumento de apetite, surgimento de estrias e celulite, gastrite, osteoporose, diabetes, entre outros problemas", alerta a especialista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...