segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Exposição sobre origem dos nomes dos municípios está em cartaz no ABC

Da redação

A exposição Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas foi  abertura ao público na última quinta-feira (26), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Caetano do Sul. Na mostra – em cartaz até 27 de novembro - é possível descobrir, por exemplo, que 59 cidades do estado de São Paulo ostentam nomes de santos da Igreja Católica.  

Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas surgiu a partir do livro homônimo, escrito em 2004, pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em coautoria com Helder Perri Ferreira. 

Mostra fica em cartaz até 27 de novembro | Foto: Divulgação
A exposição é uma realização do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP), Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari  (ACAM Portinari) e Arquiprom, com parceria da IDBrasil e apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secult e Câmara Municipal.  

Representando o prefeito José Auricchio Junior na solenidade, a chefe de gabinete da Prefeitura, Marisa Catalão, destacou a importância da atividade como incentivo ao conhecimento. “É sempre salutar a realização de ações que agregam informação e lazer em nosso dia a dia”, diz. 

A coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico do Sisem-SP, Regina Célia Pousa Ponte, detalhou sobre o histórico da atividade. “Essa exposição teve origem no Museu da Língua Portuguesa e após o seu fechamento para restauração se tornou itinerante, percorrendo todo o Estado”.

“Desvendar a origem dos topônimos não exprime os mistérios das cidades, mas indica a poética possível da sua existência, o que inclui sua história e geografia”, argumenta Squeff, responsável pelo levantamento do nome dos 645 municípios e também curador da mostra.

A exposição conta com 70 metros quadrados, distribuídos em quatro contêineres/display, especialmente projetados para receber todo conteúdo expositivo. Um dos destaques são as telas touchscreen, nas quais o público pode criar “cidades ideais” – decidindo se elas ficarão no campo ou na praia, qual será a base da economia, arquitetura, entre outras características.

Com classificação livre e gratuita, a visitação à mostra ocorre de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Agendamento de excursões e turmas escolares podem ser feitos pelos telefones: 4232-1237 e 4232-1294.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...