sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Saiba mitos e verdades sobre a trombose

Da redação

Para marcar a semana em que é lembrado o Dia Mundial de Combate à Trombose (13/10), a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), por meio do Comitê de Trombose e Hemostasia, lista as principais dúvidas sobre o coágulo sanguíneo responsável por causar obstrução e inflamação na parede do vaso, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda.

Exercitar-se ou fazer pequenas caminhadas previnem a trombose | Foto: Reprodução
1. É possível prevenir a trombose? Verdade. Além do acompanhamento médico, qualquer pessoa pode tomar medidas de prevenção. Muitas delas podem ser incorporadas no cotidiano, como por exemplo: exercitar-se ou fazer pequenas caminhadas regularmente; controlar o peso; evitar o cigarro; movimentar as pernas, após longos períodos sentado; usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, mas nesse caso sempre com orientação médica.

2. Apenas mulheres têm trombose? Mito. A incidência de trombose é igual para ambos os sexos quando não estratificado por faixa etária. Quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência é um pouco maior nas mulheres exatamente pela maior exposição a fatores de risco, como os anticoncepcionais e gestações. 

3. Anticoncepcional é uma das principais causas? Mito. Existe uma correlação do uso dos anticoncepcionais com o tromboembolismo venoso. O aumento do risco relativo de trombose associado a estes é de duas a sete vezes maior, quando comparamos mulheres da mesma idade que usam versus aquelas que não fazem uso. O vilão da história é o estrógeno, que interfere no equilíbrio da coagulação favorecendo a formação de trombose.

4. Dor é um dos sintomas?  Verdade. Os membros inferiores são as regiões do corpo mais comuns de surgimento de trombose e os principais sintomas são o edema (inchaço), a vermelhidão, a dor e o calor local, além da dor nas pernas.

5. Exame de imagem é essencial para o diagnóstico? Verdade. É imprescindível a realização de um método de imagem sempre quando há suspeita clínica para confirmar e localizar o coágulo.

6. Gestantes podem desenvolver trombose? Verdade. O corpo da mulher passa por uma série de mudanças durante a gravidez. O organismo se prepara para a situação do parto, aumentando as substâncias pró-coagulantes no sangue. O resultado é um risco seis vezes maior de trombose durante a gestação. No período pós-parto, aproximadamente 40 dias após dar à luz, esse risco chega a ser 15 vezes maior.

7. Existem fatores de risco? Verdade. Entre os fatores relacionados à trombose arterial e venosa estão antecedentes familiares de eventos trombóticos, tabagismo, aterosclerose, hipertensão arterial; no caso da venosa, antecedentes familiares de eventos trombóticos, idade, cirurgias gerais, traumas, cânceres, uso de contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal, entre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...