segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ortopedista fala sobre o hábito de estalar os dedos

Da redação 

Estalar os dedos é uma prática comum para muitas pessoas, mas o barulho causado por este ato desperta uma dúvida: é algo natural ou faz mal ao organismo? A divisão de opiniões é esclarecida pelo ortopedista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Agnaldo de Oliveira Júnior, que garante que o hábito não é prejudicial.

Hábito de estalar os dedos pode antecipar o desgaste das articulações | Foto: Reprodução   
Essa capacidade está associada a uma hipermobilidade, característica identificada em algumas pessoas. O médico explica que esse fator permite movimentos maiores das articulações, não só dos dedos.

"Algumas pessoas têm uma maior flacidez ligamentar, o que possibilita estalar as articulações de todo o corpo, inclusive das mãos e coluna. Isso não é uma doença e, portanto, não causa problemas", assegura o especialista.

O tão incômodo barulho é consequência  da disposição das juntas (junção entre dois ou mais ossos). De acordo com o ortopedista, quem apresenta maior mobilidade possui uma diferença nas articulações, que, com o movimento, provoca o som.

Apesar deste hábito não ser prejudicial, a hipermobilidade é um fator que antecipa o desgaste das articulações, provocando previamente a artrose. O médico esclarece que o acompanhamento médico é essencial para garantir uma qualidade de vida melhor.

O alerta é feito somente quando o costume é acompanhado por dor. Esse aspecto pode sinalizar um problema. "Caso haja dor, é preciso procurar um médico, pois pode ser um processo de desgaste. Nos joelhos, por exemplo, é possível detectar um pedaço de cartilagem solta ou uma complicação de menisco", reforça o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...