segunda-feira, 23 de outubro de 2017

História da sexualidade está em cartaz no Masp

Da Redação

Desde 2015, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) planeja um programa dedicado às questões de sexualidade e gênero, cujas exposições e atividades têm acontecido ao longo de todo o ano de 2017. Assim, no local há 250 obras de 140 artistas, brasileiros e internacionais, que suscitam questionamentos sobre corporalidade, desejo, erotismo, feminismo, questões de gênero, entre outros temas que se congregam, de 20 de outubro a 14 de fevereiro, na mostra coletiva Histórias da Sexualidade

Obra de Jean-Auguste Dominique Ingres
Com isso, a exposição pretende discutir as temáticas acima a partir de uma noção ampla do termo “histórias”, cujos sentidos, múltiplos e diversos, abrangem relatos coletivos e pessoais, ficcionais e não-ficcionais. Devido a algumas obras apresentarem conteúdo contendo violência, sexo explícito e linguagem imprópria, a exposição terá classificação indicativa de 18 anos, seguindo a orientação do manual do Ministério da Justiça.

A mostra divide-se em nove núcleos temáticos e ocupa três espaços expositivos do museu: o primeiro andar, onde se concentra o maior número de obras, distribuídas pela sala em oito desses núcleos: Corpos nus, Totemismos, Religiosidades, Performatividades de gênero, Jogos sexuais, Mercados sexuais, Linguagens e Voyeurismos; a galeria do primeiro subsolo, com o núcleo Políticas do corpo e ativismos; e a sala de vídeo, que compõe também o núcleo Voyeurismos.

Entre os artistas  presentes na exposição estão: Anita Malfatti, Balthus Chico Tabibuia, Cláudia Andujar, Édouard Manet, Eduardo Kac, Egon Schiele, Flávio Rezende de Carvalho, Francis Bacon, Francisco Leopoldo e Silva, Hudinilson Jr., Jean-Auguste Dominique Ingres, Juan Davila, Lionel Wendt, Miguel Angel Rojas, Miriam Cahn, Nancy Spero, Pablo Picasso, Pierre-Auguste Renoir, Rafael RG e Victor Meirelles.

O Masp fica na Avenida Paulista, 1.578, em São Paulo. Os horários para visitação são: terça a domingo (exceto quinta): das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30). Te.: 3149-5959. Site: www.masp.art.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...