quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Instituto francês traz exposição “Levantes” para São Paulo

Da Redação

Está em cartaz, no Sesc Pinheiros, a exposição “Levantes”, organizada e idealizada pelo Jeu de Paume (histórica instituição que acolhe exposições de arte e fotografia, situada no Jardim das Tulherias, em Paris, na França). A mostra conta com aproximadamente 200 obras relacionadas à insurgência como expressão artística e social e convida o público a uma reflexão sobre as manifestações populares por meio da arte.

Fotografia batizada como “Ninõs desaparecidos”, de Eduardo Gil. Registro foi feito em 1982, durante a
Segunda Marcha de la Resistencia, em Buenos Aires, Argentina. 
“Levantes” conta com curadoria do francês Georges Didi-Huberman, filósofo e historiador da arte que vem pela primeira vez a São Paulo e conta com inúmeros estudos e artigos científicos publicados que integram o currículo das principais escolas de Belas Artes de todo o mundo pelo menos há duas décadas.

A exposição apresenta diversas obras inéditas no Brasil, de vários locais do mundo, o que distancia a mostra das abordagens tradicionalmente eurocêntrica ou norte-americana. “Levantes” é itinerante e a cada cidade por onde passa tem conteúdos locais adicionados. Para São Paulo, Didi-Huberman pediu que fosse incluída uma série de conteúdos que enfatizassem a escravidão, a negritude e a pobreza no Brasil, temas que estarão representados pela sensibilidade artística de Sebastião Salgado, Hélio Oiticica e Oswald de Andrade.

“Children playing”, registro de Agustí Centelles, durante a guerra civil espanhola, em 1936. 
As emoções coletivas, na qual estão presentes as diferentes formas de representação dos levantes, atos populares, políticos, nas revoltas e revoluções são apresentados por meio instalações, pinturas, fotografias, documentos, vídeos e filmes contemporâneos. O curador propõe a divisão da mostra em cinco eixos: elementos, gestos, palavras, conflitos e desejos.

“Levantes” pode ser visitada, gratuitamente, até 28 de janeiro, de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30, aos sábados das 10h30 às 21h, e aos domingos e feriados das 10h30 às 18h30. O Sesc Pinheiros fica Rua Paes Leme,195, em São Paulo. Classificação: livre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...