sexta-feira, 6 de abril de 2018

Casa da família Santos Dumont, Museu da Energia, abre para visitação

Nos sábados de abril (dias 7, 14, 21 e 28/4), às 15h30, o Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promove a visita temática “História do Casarão”. A atividade visa destacar a história e arquitetura da edificação que abriga o Museu da Energia, construída entre 1890 e 1894 para receber a família do cafeicultor Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época. A ação, aberta a todos os públicos, é gratuita.

Imóvel foi residência do irmão do aviador Alberto Santos Dumont 
Conduzida pelos educadores do museu, a visita mediada irá explorar tanto os aspectos relacionados à história do casarão e seus diversos usos ao longo das décadas, como também as técnicas construtivas, os materiais empregados e os recursos utilizados na ornamentação do imóvel. Projetado em estilo eclético, com ornamentos de art noveau, o casarão é representativo da chegada da elite cafeeira no bairro dos Campos Elíseos, simbolizando, também, a busca frenética pela modernidade caracterizadora do período.

“A ideia é apresentar ao visitante de que maneira a história do prédio que abriga o museu tem relação com as vanguardas europeias, com o ciclo econômico do Brasil na virada do século XIX para o XX e o processo de urbanização da cidade de São Paulo”, explica a coordenadora do museu, Luciana Nemes.

Acessibilidade
O roteiro de visita também contempla materiais de acessibilidade para o público com algum tipo de deficiência. O Museu da Energia possui mapas táteis dos dois pavimentos do espaço, além da reprodução, em 3D, de objetos de acervo expostos, livro braile e placas táteis com detalhes da arquitetura do casarão. Em maio, o museu lança o seu vídeo em libras, a ser disponibilizado no formato tablet aos visitantes.

Serviço
Atividade gratuita
Dias 7, 14, 21 e 28 de abril, das 15h30 às 16h30.
Museu da Energia - Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo
Funcionamento do Museu da Energia: terça a sábado, das 10 às 17 horas.
Informações: (11) 3224 1489 ou saopaulo@museudaenergia.org.br
www.museudaenergia.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...