segunda-feira, 2 de abril de 2018

Excesso de mentira pode ser síndrome de Pinóquio

Da redação


A psicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental, Tatiane Paula Souza, afirma que o ato de mentir é considerado um padrão disfuncional de comportamento associado à insegurança, como forma de compensar uma aceitação no meio em que a pessoa vive. Transcendendo o comportamento comum, o hábito de mentir pode atingir o nível de Mitomania, nome dado à tendência patológica da mentira, popularmente conhecida como síndrome de Pinóquio.

Hábito de mentir pode atingir o nível de Mitomania, nome dado à tendência patológica da mentira, popularmente conhecida como síndrome de Pinóquio | Imagem: reprodução
"Motivos" para mentir 
Pessoas com baixa autoestima podem reproduzir este comportamento, para lidar com um complexo de inferioridade;

No caso de haver vícios, sejam lícitos ou ilícitos, pode ser uma forma de esquivar de cobranças sociais;

Se não sente-se aceito no ambiente social, se apresenta como um método de aceitação.

No contexto profissional, em situações em que a área de atuação requer a habilidade de persuasão, como a área de vendas, muitas vezes o profissional pode se dispor a potencializar as informações que possui para obter sucesso. A psicóloga afirma que "nestes casos não se trata de mentir, propriamente. Como analogia, o camaleão não se camufla para mentir, mas sim por sobrevivência no meio em que ele habita".

Porém, Tatiane alerta para este comportamento quando o assunto é relacionamentos interpessoais. "A partir do momento em que sujeito se relaciona com outras pessoas através de uma personalidade fictícia envolto de histórias que fogem da realidade, com certeza teremos sérios prejuízos na qualidade do vínculo. Uma vez identificado o estereótipo da pessoa que mente como pessoa não confiável, fica complicado manter relações duradouras, já que caracteriza uma quebra de confiança e, por consequência, distanciamento natural das pessoas próximas, culminando em isolamento social".

Quando a pessoa se enrola em uma mentira que se desdobra em outras, as complicações podem se estender para consequências mais severas. "Ao usar de mecanismos fictícios como método de aproximação das pessoas e o indivíduo passa a acreditar nas próprias histórias, cria-se uma realidade paralela. Trata-se, inclusive, de uma linha de funcionamento bastante perigosa, uma vez que à medida que o mentir torna-se parte do comportamento da pessoa, poderá levá-la à depressão e a questionar a própria vida", ressalta a especialista.

Mitomania: a mentira por compulsão
O mitômano acaba por mentir em todas as situações da vida, e passa a ter esse comportamento como padrão, bem como parte de sua identidade. A especialista em saúde mental afirma que "esta pessoa é facilmente estigmatizada como não confiável e desencadeia sérios prejuízos sociais. Apesar disso, se mantém com o mesmo comportamento nas relações e na vida, mesmo diante dos prejuízos".

Tatiane explica que nosso cérebro possui uma área responsável por registrar as lembranças boas e ruins, a amígdala, funcionando como uma espécie de freio natural em situações sociais em que estamos diante de algo prazeroso ou aversivo. Conforme o sujeito acredita nas mentiras como realidade e não há o sentimento de culpa associado, o freio natural deixa de ser ativado e passa a gravar a mentira como padrão natural. 

Traços que podem identificar um potencial mitômano
Inventa histórias fantasiosas e, quando desmascarado, emite outra mentira para suprir a situação de flagra, se desdobrando em longas histórias sem fim e sem evidência de realidade;

O mitômano se descreve sempre em destaque no desfecho final das histórias;

A pessoa tem baixa autoestima e pode apresentar transtornos psiquiátricos;

Usa da mentira como mecanismo de defesa, distorcendo fatos sobre si mesmo e sobre o mundo, podendo também criar personagens.

A Mitomania pode ser tratada com psicólogos especialistas em saúde mental, aplicando técnicas de psicoterapia eficazes para capacitar o indivíduo a identificar os comportamentos que antecedem a mentira compulsiva. Assim, a pessoa deverá saber lidar com as atividades de sua vida diária, desenvolvendo um novo repertório de comportamentos mais saudáveis e eficazes nas situações em que contextualizava a mentira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...