*Por Marco Tulio Costa
Um dos principais desafios é saber como gerenciar a nossa mente e, o primeiro passo, para que isso aconteça, é entender que há uma diferença entre expectativa e meta.
Costumo dizer que uma meta é uma "expectativa com pernas", ou seja, ela impulsiona e te leva para onde você quiser, porém, essa caminhada deve ter passos específicos. Só assim, atingimos o objetivo esperado.
Um dos primeiros pontos para gerenciar melhor seu tempo é definir metas e estabelecer uma linha do tempo, ou seja, estipular o que deve acontecer em cada mês até o final do ano.
Dica 1: Toda meta deve responder as seguintes perguntas: É possível no período de tempo determinado? É relevante para você? É específica? É mensurável? Tem ação imediata?
Dica 2: O estado desejado desta meta deve ser algo grandioso. Imagine como se tivesse atingido esta meta. Quem estará com você? Quais imagens, sons e sensações você percebe neste exercício mental?
Dica 3: Aproveite cada momento do seu tempo. Se, por exemplo, ocorrer um atraso na reunião com sua equipe, limpe sua caixa de e-mails ou coloque em dia alguma leitura que você precise fazer. Maximize a utilização do seu tempo.
Dica 4: Tudo na vida tem início, meio e fim. Existe algo na sua vida que você precisa "matar" antes que a vida determine o fim? Muitas pessoas perdem tempo com situações que não valem mais a pena. Fica a dica.
Dica 5: Tentar fazer tudo e ser tudo vai te exaurir! Faça bloqueios de tempo para seu descanso. Muitas vezes, bloquear dez minutos do seu tempo pode te dar mais impulso e até ideias novas.
Dica 6: Existe alguma coisa que você está fazendo que outra pessoa poderia fazer para te liberar tempo? Delegue sempre que possível.
Dica 7: A preocupação é um desperdício de tempo. Viva o momento presente. Quando estiver cansado, feche os olhos. Quanto tiver fome, coma pão. A questão é: com o que você se ocupa ao invés de preocupar-se?
Dica 8: Desista de reclamar das coisas e das pessoas. Gaste seu tempo produzindo coisas novas. Use lista de prioridades, organize sua mesa de trabalho e faça coisas pela sua ordem de importância.
Dica 9: Tome nota por escrito e responda as seguintes perguntas: Qual o problema? Quais são as causas do problema? Quais são as possíveis soluções? Qual a melhor solução?
Dica 10: Tenha uma conversa de cada vez. O trabalho, relacionamentos e vida são bem-sucedidos ou fracassam dependendo das nossas conversas.
Pense sempre no seguinte: "Como passamos nossos dias é como passamos as nossas vidas".
*Marco Tulio Costa é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas áreas de Empreendedorismo, Programação Neurolinguística, Gestão de pessoas, Liderança, Comunicação, Negociação e Estratégia de Empresas. Atualmente, também é coach, professor e palestrante, prestando serviços de consultoria e treinamentos em todo o território nacional nas áreas de liderança, comunicação, negociação, gestão e vendas. Para mais informações acesse www.inemp.com.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior
Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...
-
Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...
-
Por Vivian Silva Eternizar momentos especiais é possível, por meio da fotografia. Ao admirarmos uma foto, muitas vezes, revivemos emoções ...
-
Redação O passeio traz melhorias para a saúde física e mental do cachorro, mesmo que não seja muito longo. Mas em períodos quentes como os...
Nenhum comentário:
Postar um comentário