terça-feira, 24 de abril de 2018

Festa do Pilar começa neste sábado em Ribeirão Pires

Da redação

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizará a 82ª edição da Festa de Nossa Senhora do Pilar de 28 a 30 de abril e 1º de maio, na Avenida Santa Clara, s/nº, no bairro Santa Clara. O festejo faz parte da agenda de ações para o estímulo do turismo no município, com o objetivo de manter o título de Estância Turística. O evento – com entrada gratuita - reúne programação cultural, religiosa e gastronômica.

O aspecto litúrgico é responsabilidade da comunidade da Paróquia Santa Luzia | Foto: divulgação 
O prefeito Adler Teixeira, conhecido como Kiko, ressalta a importância da festa. "Estamos trabalhando para resgatar nossa história, nossas riquezas e, o mais importante, o orgulho de viver em Ribeirão Pires. A retomada das tradicionais festas, como a do Pilar, e as ações de preservação do patrimônio ajudam na construção da identidade de nossa cidade. A ação reforça o que foi debatido pela Comissão responsável pela elaboração do Plano Diretor de Turismo, documento que atende exigências de manutenção do título de Estância da nossa cidade", explica.

Neste ano, os destaques ficam por conta da cantora sertaneja Paula Fernandes, que sobe ao palco da festa no dia 28 de abril, às 21h, e a consagrada cantora católica, Olívia Ferreira, que se apresenta no dia 1º de maio, a partir das 18h.

 "Tenho certeza que será um show lindo. Fico muito honrada e feliz em participar de uma festa tão tradicional como essa em Ribeirão Pires. Espero todo mundo lá, cantando, porque estamos preparando um repertório bem especial", afirma a cantora Paula Fernandes, que se apresenta na cidade pela primeira vez.

No sábado (28), a programação da festa tem início com a apresentação do cantor Val Machado, às 17h. Em seguida, às 18h, a cantora Thainá Cardoso faz a abertura para o show de Paula Fernandes, que encerra o primeiro dia de festejos. Também às 18h será celebrada missa na Capela.

Já no domingo (29), será realizada a tradicional Cavalgada e Romaria em homenagem à Nossa Senhora do Pilar. Com a concentração marcada para 9h, no Complexo Ayrton Senna, os romeiros têm como destino a Capela do Pilar. A programação cultural terá início às 17h, com o melhor da música sertaneja raiz da dupla João Ramalho & Ulian. A festa continua com Leon Félix, às 18h, seguido pelo cantor Eric Russi, às 21h. Também às 18h de domingo será realizada missa na Capela.

Na segunda-feira (30), a partir das 19h30, a programação religiosa contará com a celebração de missa na Capela. No feriado de 1º de maio (terça-feira), a tradicional missa do Dia do Trabalho terá início às 10h, na Capela do Pilar. Às 14h, será realizada a Caminhada Mariana, com saída do trevo da Estrada Santa Clara e destino à Capela do Pilar. Em seguida, será celebrada Missa Campal, prevista para 16h. A programação cultural fica por conta da cantora católica Olívia Ferreira, às 18h, e da dupla sertaneja Allan e Maicon, que sobe ao palco às 21h, encerrando a 82ª edição da festa.

Sobre a Festa do Pilar
Criada em 1936, o evento de cunho religioso promoveu, nas primeiras edições, apenas romaria em dedicação à Virgem do Pilar. Em 1978, a Prefeitura oficializou a festa e passou a dar apoio nos preparativos e estrutura do evento. O aspecto litúrgico (missa, missa campal, romaria, entre outros) é responsabilidade da comunidade da Paróquia Santa Luzia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...