quarta-feira, 21 de março de 2018

Corpo dá sinais de carência nutricional

Da redação

O corpo nos dá sinais constantes de que algo está faltando e é preciso escutar estas “chamadas” para poder reparar a tempo determinados desequilíbrios nutricionais. De acordo com a consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO), Vanderli Marchiori, a deficiência de vitaminas e minerais é um grande complicador do nosso metabolismo.

Equilíbrio celular está atrelado ao consumo mínimo de 25% de gorduras, 15% de proteínas e pelo menos 40% de carboidratos, segundo a consultora em nutrição Vanderli Marchiori 


"Não consumir vitaminas diariamente não só causa doenças em si, mas também 'prepara o terreno' para que outras enfermidades apareçam. Os principais sinais que o nosso corpo nos aponta quando estamos com carência de nutrientes pode ser percebido quando nos sentimos cansados demais ou com sono excessivo; pensamentos confusos; excesso de apetite; baixa concentração; memória ruim; dificuldade de digerir as refeições; queda de cabelo; unhas quebradiças; pele opaca e ressecamento de olhos e da pele", explica Vanderli.

A especialista destaca ainda que as enzimas – proteínas que ajudam em algumas reações biológicas do corpo como, contribuir para a desintoxicação do organismo, digestão e absorção do alimento – e os hormônios – substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino que atuam transportando informações entre as células – dependem de várias vitaminas, por exemplo, as do tipo A e C e minerais como ferro e cálcio e selênio.

"É fundamental pontuar que nenhuma vitamina ou mineral funciona corretamente em nossas células sem energia, portanto, nosso equilíbrio celular está atrelado ao consumo mínimo de 25% de gorduras, 15% de proteínas e pelo menos 40% de carboidratos", ressalta a especialista.

Por isso, a especialista alerta para que ninguém faça dietas restritivas, sem acompanhamento de um especialista. Além disso, é importante consultar um médico, caso suspeite de desequilíbrio nutricional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...