Se comparadas aos homens, as mulheres têm um risco bastante particular de desenvolver doenças renais, de acordo com a nefrologista do Centro de Rim e Diabetes do Hospital 9 de julho, Zita Britto. Por isso, o diagnóstico precoce de doenças é essencial para evitar complicações.
Mulheres adultas têm 50 vezes mais chances de adquirir infecção do trato urinário | Foto: ThinkStock |
Os rins são extremamente vascularizados, já que são responsáveis por filtrar o sangue que é enviado ao organismo para evitar a presença de substâncias nocivas ou mesmo manter o equilíbrio das que são importantes para o bom funcionamento do organismo. No caso das mulheres, a gravidez pode aumentar os riscos de uma doença renal aguda e ou crônica como a hipertensão gestacional, infecções urinárias e até o abortamento. Apesar de raro, alguns casos podem acontecer em mulheres que engravidam pela primeira vez e por inseminação artificial.
Outras doenças que podem atingir mais as mulheres são as doenças auto-imunes como o Lúpus Eritematoso Sistemico, artrite reumatóide e as escleroses sistêmicas, que levam à disfunção de órgãos alvo, incluindo os rins. As diferenças de sexo na incidência e gravidade dessas doenças resultam de uma complexa interação de fatores hormonais e genéticos.
Entre as doenças mais populares dos rins está a infecção do trato urinário (ITU). A ITU é mais comum no sexo feminino e pode acontecer na uretra (uretrite), bexiga (cistite) e nos rins (pielonefrite). Entre os sintomas estão dores pélvicas, incômodo e vontade excessiva de urinar e, em casos mais graves, pode acontecer o sangramento ao urinar. A doença é normalmente tratada com analgésicos e medicamentos antibióticos receitados pelo médico.
Segundo Zita, as mulheres adultas têm 50 vezes mais chances de adquirir ITU do que os homens e 30% das mulheres apresentam ITU sintomática ao longo da vida. Como a principal rota de contaminação do trato urinário é por via ascendente, atribui-se esse fato à uretra menor que a masculina e à maior proximidade entre a vagina e o ânus, característica da genitália feminina.
As infecções renais, caso não sejam tratadas podem se agravar e comprometer o funcionamento do órgão em definitivo. Assim, a médica reforça que a ingestão de água regularmente, uma alimentação saudável, pobre em sal e embutidos e rica em verduras, legumes e frutas, não tomar medicamentos sem a orientação médica e o check up periódico das principais funções do corpo podem ajudar a evitar (ou identificar precocemente) grande parte das doenças renais. “O diagnóstico precoce das doenças podem evitar complicações” complementa a médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário