quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Auto sabotagem: o maior obstáculo no emagrecimento

*Por Daniela Masi

Dietas com hábitos alimentares equilibrados fazem parte da rotina de quem busca maior qualidade de vida ou ainda teve indicação médica para tal. Mas o comportamento de auto sabotagem pode ser considerado uma das razões mais prejudiciais àqueles que buscam por emagrecimento. De fato, muitas pessoas sequer estão cientes da existência de riscos à saúde por conta deste motivo. Esta situação se caracteriza como um dos principais desafios e obstáculos para perda de peso, pois a pessoa não percebe as falhas cometidas na dieta.

A auto sabotagem é entendida na psicologia como o índice de repetição de comportamentos destrutivos. Este processo se manifesta sem a percepção da pessoa ou então disfarçada da negativa da responsabilidade particular pela circunstância. Há a transferência de culpa a terceiro neste sentido. Por exemplo, suposta má qualidade na assistência do profissional de saúde, constante troca de medicações por falta de efeitos esperados ou, ainda, ao próprio cardápio nutricional repassado pela nutricionista.

A culpa em fatores externos só prejudica a obtenção do resultado, o emagrecimento, porque a sua consequência é a troca constante de medicamentos e dietas. Ao não conquistar o objetivo esperado, a pessoa se sente incapaz, desmotivada e frustrada. Estes sentimentos levam à desmotivação na qual a pessoa, de fato, não atinge a meta estipulada. Importante dizer que isto ocorre com frequência. Muitas pessoas estão firmes na dieta, mas exageram numa determinada refeição ou, por exemplo, ao invés de comer um quadrado de chocolate, ingerem um tablete inteiro.

Quando isto corre, a pessoa até percebe o que fez. Porém, não é incomum a busca interna por desculpas ou justificativas externas como “é só por hoje”, “é uma festa”, “estou triste”. Essas e outras explicações são vozes que buscam justificar o não cumprimento da dieta. Outro fator recorrente é o da negociação ao não cumprir o regime nutricional. A pessoa chega a dizer para si que compensará a falha numa atividade física. No dia seguinte, outra desculpa a atrapalha o objetivo final e a pessoa continua a auto sabotagem.

Esse processo é geral e a pessoa comumente não percebe. Mas quando o percebe, não consegue interromper o ciclo facilmente porque está enraizado no inconsciente humano. A psicologia reconhece o comportamento de auto sabotagem como necessidade de acompanhamento profissional, porque estes padrões de ação foram estabelecidos no início da vida. A mesma época na qual acontecem os traumas ligados à insegurança, frustrações e baixa autoestima.

Os padrões de comportamento do adulto, por exemplo, estão atrelados aos traumas da infância. E, aqui, não se dimensiona necessariamente o quanto um trauma pode impactar na vida da pessoa. O importante é um trabalho psicológico que busque a raiz do problema e, ao identificá-la, possa mudar o comportamento por meio da ressignificação do sentido. No processo de investigação e mudança comportamental, o paciente terá metas de curto, médio e longo prazos com intuito de se motivar no cumprimento dos objetivos.

Todas as metas estabelecidas num tratamento, seja ele qual for, devem visualizar o futuro esperado pelo paciente. Mas, indispensável o trabalho no hoje para que os passos sejam dados em direção ao amanhã. “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” é uma premissa verdadeira em terapias e atendimento médico. Outra questão válida e necessária durante a assistência psicológica para emagrecimento se chama aceitação. A pessoa precisa aceitar imperfeições e defeitos, porque não só o corpo necessita de alimento, a mente também. O alimento da mente é a autoestima, confiança e segurança própria.

A mudança positiva que gera o equilíbrio buscado pelo paciente só ocorre quando todo um tripé está suprido. O corpo alimentado, a mente alimentada e o lado espiritual alimentado. Portanto, quem se encontra em fase de emagrecimento deve manter a ajuda médica, a assistência de nutricionistas e o acompanhamento psicológico. Aí se tem a base para o fortalecimento contra todos os obstáculos com menor propensão à recaídas, frustrações ou auto sabotagem para se alcançar o objetivo pretendido.

*Daniela Masi é especialista em Psicologia Hospitalar e psicóloga das clínicas Hígia Saúde Anália Franco e Salati Neurocirurgia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...