quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Mudar é a opção saudável

*Por Ana Paula Bedin

Mudar a maneira como as pessoas pensam a alimentação. Esse é o principal benefício do recente estudo  Prospective Urban and Rural Epidemiological Study (PURE), publicado na última semana pelo The Lancet, um dos mais renomados periódicos científicos do mundo. O artigo sugere que as recomendações atuais para limitar a ingestão de gordura total para menos de 30% das calorias e ingestão de gordura saturada para menos de 10% das calorias estão equivocadas. Em outras palavras, o estudo põe em cheque a gordura como causa principal de doenças cardiovasculares e aumento da mortalidade.

Nutricionista Ana Paula aposta na tendência low carb | Foto: Divulgação


Os pesquisadores da Universidade McMaster e da Hamilton Health Sciences, ambas no Canadá, acompanharam a alimentação de 135.000 pessoas em 18 países por mais de 7 anos. Os resultados apontaram que a ingestão de gorduras não foi associada a doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio ou mortalidade por doenças cardiovasculares, enquanto a gordura saturada teve associação inversa com AVC. 

De forma bem simplista, as estatísticas da pesquisa mostram que o consumo moderado de gorduras, equivalente a 35% das calorias diárias, incluindo a tão temida gordura saturada, está associado a uma longevidade maior. Os cientistas sugerem na pesquisa que os carboidratos – quando consumidos de forma excessiva - seriam os verdadeiros vilões da morte por doenças cardiovasculares. 

O que o PURE traz de inovador na verdade é o fato de que precisamos rever nossas diretrizes. Urgentemente! Rever a distribuição de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) na dieta, perder o medo da gordura natural dos alimentos e passar a rever produtos industrializados refinados ou integrais vendidos como opções saudáveis. 

Trata-se de uma mudança de paradigmas. De fato, estamos comendo mal, mas mais do que isso, estamos fazendo opções erradas. A tendência low carb é uma maneira de alimentar-se com comida de verdade, sem aditivos, açúcares, farinhas ou gordura trans, com sabor de vida longa, com equilíbrio de nutrientes. É um retorno à cozinha e às nossas origens.

*Ana Paula é nutricionista, especialista em nutrição preventiva e dietas low carb



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...