terça-feira, 26 de setembro de 2017

Especialista aponta os brinquedos mais indicados para crianças de até três anos

Da redação

Com a proximidade do Dia das Crianças, os pais iniciam a busca pelo presente ideal para os seus pequenos! É grande a oferta de artigos voltados para o público infantil, porém, é preciso ter atenção na hora da escolha e prestar atenção às indicações de faixa etária, qualidade e funcionalidade dos artigos à venda. O doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roger Hansen, alerta que os pais devem ter atenção redobrada na hora de escolher brinquedos para os seus bebês.

"Aos três  meses, objetos como chocalhos, argolas, bacias e potes grandes são boas opções", diz Roger Hansen


"Hoje os aparelhos eletrônicos são vistos por parte dos pais como uma das melhores opções de entretenimento para os bebês. Isso é um grande equívoco! Entre outros riscos, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos por crianças com idade inferior a três anos pode limitar o movimento e o desenvolvimento das capacidades, trazendo consequências na alfabetização e na estabilidade emocional,  sem falar em possíveis déficits de atenção", afirma o especialista.

Assim, os brinquedos são mais do que simples objetos para entreter os bebês, pois permitem que as crianças descubram o mundo, desenvolvam as capacidades cognitivas e a imaginação. 

Hansen é pesquisador da infância há mais de 10 anos, confira abaixo algumas indicações de brinquedos.

Idade: 0 a 1 ano
Brinquedos que estimulem os sentidos e promovam o desenvolvimento motor dos bebês são os mais indicados pelo educador Hansen. "Nos primeiros meses, evitem o uso excessivo dos famosos móbiles. Eles podem ser assustadores aos olhos de um bebê! Aos três  meses, objetos como chocalhos, argolas, bacias e potes grandes são boas opções. A partir dos seis meses, podemos oferecer mais brinquedos que as crianças gostam de manipular com as mãos, que despertem a atenção pelas texturas, sons e cores", orienta.

Idade: 1 a 3 anos 
Nesta faixa etária, os bebês começam a explorar brinquedos mais complexos e de forma mais elaborada. "É importante oferecer a eles objetos que possam ser disponibilizados em grandes quantidades, para que possam juntar peças, construir coisas, montar e desmontar estruturas. Não são necessários brinquedos caros, muitas vezes objetos simples e rústicos, de materiais variados, oferecem uma riqueza de aprendizado muito maior e despertam ainda mais o interesse genuíno da criança", indica Hansen.



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