sexta-feira, 27 de julho de 2018

São Paulo tem espaço destinado à flutuação

Da redação

Uma sensação de profundo relaxamento e encontro consigo mesmo é a proposta da Flutuar Float Center, empresa localizada em Pinheiros destinada exclusivamente à prática da flutuação. Embora pouco conhecida no Brasil, a flutuação (ou floating, em inglês) já é bem popular nos Estados Unidos e também na Europa. Inúmeros estudos científicos apontam os benefícios da flutuação tanto para o corpo, quanto para a mente.

As capsulas têm água com sal Epsom, ou Sulfato de Magnésio, como é mais conhecido no Brasil  | Foto: divulgação 
A Flutuar é a realização de um sonho do alemão Tobias Nold, radicado no Brasil,  e de seus sócios. Em viagens a trabalho para os Estados Unidos, ele conheceu os benefícios da flutuação. “Eu fiquei encantado com tudo o que vi. Lá o mercado é bem consolidado, com mais de 450 centros de flutuação e diversos fabricantes de tanques e equipamentos relacionados”, revela. Animado com a ideia, reuniu mais 11 amigos para viabilizar o projeto por aqui. Em abril, foi inaugurada a primeira unidade da empresa.

O processo é bastante simples. O cliente toma uma ducha e veste roupa de banho. Em uma sala privativa, entra num tanque de flutuação de última geração, composto por água (a 35,5 graus, a mesma temperatura média da pele de nosso corpo) com sal Epsom, ou Sulfato de Magnésio, como é mais conhecido no Brasil. Essa alta concentração do sal possibilita a flutuação pela densidade elevada da água, além de apresentar muitos benefícios para saúde e o bem estar.

Então, os estímulos sensoriais são rigorosamente controlados e planejados para facilitar o relaxamento dos flutuadores. Com protetores auriculares, o cliente entra no tanque - que lembra muito uma banheira grande, mas com tampa. “As cápsulas são tão grandes quanto uma cama de casal ou o interior de um carro grande”, ressalta. Nos primeiros dez minutos, ouve uma música relaxante e depois passa 45 minutos numa escuridão total ou sob luzes de cromoterapia, de acordo com a sua escolha.

A água toca o corpo, que flutua o tempo todo, de forma muito suave e macia. “A sensação é de aconchego e total segurança, como se estivéssemos de volta ao ventre de nossas mães. Muitos de nossos clientes descrevem uma experiência intra uterina”, revela o fundador. Ali, alguns experimentam uma sensação de grande inspiração ou de profundo relaxamento, chegando a atingir um estado meditativo profundo. Nesse ambiente extremamente seguro e íntimo, a consciência corporal aumenta.

O silêncio é absoluto e ouve-se apenas os sons produzidos pelo seu próprio corpo. “Você ouve sua própria respiração e alguns escutam até a batida do coração, além de outras funções do corpo. Tudo isso flutuando, com sensação de gravidade zero, como se você estivesse no Mar Morto”, comenta Nold.

Nos minutos finais, a música volta para avisar que a sessão está chegando ao fim. O cliente é orientado a se movimentar vagarosamente. Há uma sensação de toque diferente na pele e nos cabelos.  A Flutuar oferece shampoo, condicionador, sabonete e toalhas para que o cliente não precise se preocupar com nada. Finalizada a experiência, é conduzido para tomar um chá feito com ervas plantadas no local.

O público tem sido bastante variado. Muitos vão em busca da redução de dores crônicas, estresse, fadiga muscular, inflamações, artrite, artrose e enxaquecas. Outros querem melhorar a qualidade do sono, reforçar o sistema imunológico, ampliar a criatividade e o autoconhecimento. Médicos, fisioterapeutas e até psicólogos têm recomendado a flutuação como tratamento terapêutico complementar.

Já os efeitos da flutuação duram de dois a três dias e são cumulativos. O magnésio ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio regulador do estresse e da ansiedade. A flutuação frequente vai ajudar as pessoas a criarem uma resistência ao estresse e ansiedade. Assim como na yoga ou meditação, é o treino que vai ampliando os benefícios.

A prática só não é recomendada para pessoas com doenças mentais graves, como esquizofrenia, ou doenças graves de pele. Pessoas com problemas na cervical podem recorrer a um travesseiro de apoio. Caso alguém não se sinta confortável durante a sessão, há um botão dentro do tanque para solicitar auxílio.

 Além de um grande diferencial em infraestrutura, a Flutuar investe muito na higiene do processo. A água é filtrada e tratada quatro vezes após cada sessão. O processo utiliza esterilização, ozônio e raios UV, que eliminam os microrganismos, e um filtro de partículas retira qualquer sólido que for até 100 vezes menor que  a espessura de um fio de cabelo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...